quarta-feira, 10 de julho de 2013

Curiosidades - Por Que os Italianos Gesticulam Tanto ao Falar?

Acho que não sou o único a observar essa característica do povo italiano. Se você prestar um pouco atenção verá que ao falar, os italianos gesticulam bastante. Há alguma explicação para esse fato curioso (quando digo curioso, refiro-me a nós brasileiros, pois, na Itália isso é obviamente normal).
Jogadores da Itália questionando o árbitro 
Há três vertentes explicando a essa questão. A primeira delas define que em dado momento houve uma troca da fala pelos gestos. O Império Romano era imenso e composto por um grande número de povos diversos, sendo que, cada um guardava sua língua particular. Uma maneira de conseguir compreender um ao outro era gesticulando e tal costume passou de geração para geração perdurando por séculos a fio.

A segunda explicação aponta para outra direção. Segundo alguns especialistas o uso do gesto para a comunicação entre os italianos provém do Império Romano também, mas, sobre a visão de que os cidadãos de Roma gesticulavam para imitar os grandes oradores do Império.  A última explicação seria que a comunicação gestual seria um atributo para pessoas comunicativas, logo, isso seria uma característica específica do povo da Itália.

Fontes:



Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.