segunda-feira, 8 de julho de 2013

Curiosidade - A História do Brasil é Ensinada Fora do Brasil?


"Independência ou morte!"

Tecnicamente sim, porém, teoricamente não. Em países como os Estados Unidos que detém uma comunidade brasileira relativamente grande é comum escolas que ensinam a língua portuguesa analisar a História do Brasil.
Contudo, ainda somos mais reconhecidos fora do nosso país pelos desenhos (como o do Zé Carioca da Disney) ou pelas músicas (como “Ai se eu te pego” do Michel Teló).  Não estou criticando o desenho ou a música, apenas citando como somos mais conhecidos fora daqui. Às vezes nos preocupamos em entender coisas que aconteceram lá na Inglaterra e não conhecemos as que aconteceram aqui. Isso também não é uma crítica, mas, uma constatação. Mas será que fora dos limites do nosso país a História sobre o Brasil é contada como aqui? Já paramos pra pensar nisso?
Vi essa matéria no site da Super Interessante e achei legal comentar aqui. Vou dividir como é estudada a História do Brasil pelos continentes.

Américas

Na América Latina o assunto mais abordado é o período dos políticos populistas de todo o continente. No Brasil o destaque é dado a Getúlio Vargas.
Já nos Estados Unidos os temas mais abordados são referentes ao processo de colonização e período de escravidão.

Europa

No velho continente o Brasil não é muito estudado e geralmente aparece em subdivisões de disciplinas como “História Atlântica ou História da América”. O Brasil ganha destaque em Portugal apenas no período do império português.

África

Apesar de esse continente conter países com idioma português a História do Brasil é focalizada apenas na questão da escravidão.

Ásia

Contato praticamente nulo. Como já citei lá o contato mais próximo a nossa cultura é com músicas (sertaneja), desenho (Zé Carioca) e esportes (Fórmula 1 ou futebol).

Oceania

Consultei a internet, mas, não consegui fontes sobre o ensino de História nesse continente.

Se pararmos para analisar, também não estudamos muito sobre a África e seus poderosos impérios, tão pouco sobre a Ásia ou a Oceania. Devemos modificar as nossas disciplinas para a nossa formação? Devemos acrescentar novas matérias em sala de aula para que os alunos tenham uma visão (mesmo que em linhas gerais) sobre a história em diversas frentes culturais? Ficam as questões sobre o meu ponto de vista para serem analisadas por qualquer pessoa que leu até aqui.

Fonte consultada:


Fonte da Imagem:


Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.