domingo, 14 de julho de 2013

Curiosidades - Quem conquistou mais territórios: Napoleão, Hitler, Gêngis Khan ou Alexandre?



Foi Gêngis Khan, título do chefe mongol Temujin, que conquistou quase 20 milhões de km2. Em segundo lugar vem Alexandre, cujos domínios ultrapassaram 5 milhões de km2. O terceirão é Adolf Hitler, que no auge da expansão da Alemanha nazista chegou a controlar mais de 3 milhões de km2, ganhando de Napoleão Bonaparte, que conquistou cerca de 2 milhões de km2.
Nessa lista, consideramos apenas os impérios construídos pela ação de um conquistador - um líder que geralmente usava a força de seus exércitos para dominar vastas porções de terra. Mas nem sempre um grande império nasce só do poderio militar. Foi o que rolou, por exemplo, no caso do Império Britânico, que no século 19 tornou-se o maior império já surgido, com 37 milhões de km2, um quarto do planeta! Na época governado pela rainha Vitória, o Império Britânico resultou mais de aquisições realizadas a partir do século 17 por empresários e companhias particulares do que de guerras vencidas pelos britânicos.

Khan era o cara! O chefe mongol dominou o equivalente a dois Brasis.

1- GÊNGIS KHAN

Área dominada - 20 milhões de km2

Território em relação ao Brasil - 2,3

Época - De 1200 a 1227

Trajetória - À frente de uma tribo mongol nômade, Gêngis Khan dominou pela força várias tribos rivais na Mongólia até 1206. Depois, partiu para a briga na Ásia Central: 1. Em 1211, atacou o Império Chin, no norte da China, e tomou a cidade mais importante, Pequim, quatro anos mais tarde. 2. Depois, expandiu seus domínios em direção ao oeste e conquistou boa parte do território asiático, chegando até as margens do mar Cáspio. Após a morte de Gêngis Khan, seus filhos e netos ampliaram ainda mais o Império Mongol.

Principal inimigo - Império Chin (chinês)

Que fim levou - Morreu em 1227, em circunstâncias desconhecidas. Algumas versões dizem que morreu depois de cair de um cavalo, durante uma caçada ou em meio a uma batalha.

2- ALEXANDRE

Área dominada - 5 milhões de km2

Território em relação ao Brasil - 0,6

Época - Entre 335 a.C. e 323 a.C.

Trajetória - Herdeiro do Império Macedônico, Alexandre comandou seu exército avançando contra os persas no território da atual Turquia, contornando a costa do Mediterrâneo e conquistando o Egito, no norte da África. 2. Depois, ele domina boa parte de Oriente Médio e oeste da Ásia, parando nas fronteiras ocidentais da Índia, pois seus soldados recusavam-se a seguir.

Principal inimigo - Império Persa

Que fim levou - Morreu de motivos incertos em 323 a.C. Seus domínios foram divididos entre seus generais, que entraram em luta entre si e desintegraram o império.

3- HITLER

Área dominada - 3 milhões de km2

Território em relação ao Brasil - 0,4

Época - Entre 1938 e 1945

Trajetória - 1. Hitler anexou com manobras políticas a Áustria em 1938 e 2. ocupou a Tchecoslováquia e a Polônia no ano seguinte, dando início à Segunda Guerra Mundial. 3. No conflito, dominou a França e uma porção do norte da África. 5. Seu avanço foi contido depois de invadir a União Soviética, em 1941.

Principal inimigo - Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos.

Que fim levou - Suicidou-se em Berlim em 1945, no fim da Segunda Guerra.

4- NAPOLEÃO

Área dominada - 2 milhões de km2

Território em relação ao Brasil - 0,2

Época - Entre 1799 e 1815

Trajetória - 1. Em 1780, Napoleão derrotou os exércitos da Áustria e submeteu a Suíça e a Holanda, 2. além de anexar territórios da atual Itália. 3. Invadiu em seguida sua ex-aliada Espanha e tratou de consolidar seu império, que chegou a dominar boa parte da Europa. 4. Fracassou na tentativa de conquistar a Rússia, sendo derrotado definitivamente em 1815 por tropas lideradas pelos britânicos.

Principal inimigo - Grã-Bretanha e Rússia.

Que fim levou - Exilado na ilha de Santa Helena, no sul do oceano Atlântico, morreu em 1821.

Fonte:

Matéria de: Roberto Navarro (Revista Mundo Estranho) 



Dica de: Fernanda Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.