segunda-feira, 15 de julho de 2013

Contos e Lendas - A triste história de Narciso e Eco.

O Narcisismo é a palavra derivada do nome de Narciso, que ambos derivam da palavra grega Narke, que significa entorpecido.
Eco era considerada a mais bela Ninfa da montanha e muito querida por Artémis, a quem sempre acompanhava em suas caçadas. Eco só tinha um defeito: falava demais!Sempre queria dar a última palavra em tudo ou então saia fofocando coisas dos deuses para outras Ninfas. Como de costume Zeus foi visitar as  Ninfas da montanha, pois, adorava passar o tempo acompanhado por belas mulheres, quem não gostava nada disso era sua esposa ciumenta, a deusa Hera.
Hera veio até a terra e começou a procurar pelo marido, chegando até as montanhas só encontrou a Ninfa Eco que tentava impedir que a deusa atravessasse os campos para procurar Zeus, irritada pela beleza e arrogância da Ninfa, Hera lançou-lhe uma terrível maldição: "- Não falarás mais nada de original, se limitará a repetir a última frase que outra pessoa falar."
A Flor Narciso
Assim Eco continuou a viver, só repetindo o que outros lhe falavam. Foi quando avistou Narciso sentado em uma pedra, passou a segui-lo a distância como uma sombra, e ele nunca notava sua presença. Até que sua sorte pareceu mudar, Narciso começou a perceber que alguém o seguia:
"- Alguém está ai? Pode aparecer, não vou lhe machucar.Alguém por aqui?"
"- Aqui, aqui?" Eco respondeu.
"- Venha, venha" disse Narciso.
Então Eco saiu correndo para abraça-lo, porém, Narciso a repeliu dizendo:
"- Prefiro morrer! Você nunca terá poder sobre mim."
Muito envergonhada, Eco se escondeu em uma caverna, só o que podia se ouvir era sua voz repetindo aquilo que alguém lhe gritava na entrada da caverna.
Narciso continuava frio e cruel, arrasando com os corações de Ninfas e Deusas, mas Nêmesis resolveu vingar Eco. A Deusa da vingança fez com que Narciso se apaixonasse pela própria imagem, ao se debruçar para beber aguá em um riacho, e lá permaneceu admirando sua beleza até a morte. Quando as Ninfas foram procurar o corpo de Narciso para sepulta-lo só o que havia no local era uma flor, a qual colocaram o nome de Narciso.

Fontes:
Livro- A Marca de Atena
http://pt.wikipedia.org/wiki/Narciso
http://www.brasilescola.com/mitologia/estoria-narciso-eco.htm

Fontes das imagens: 

http://domusapientiae.files.wordpress.com/2010/05/800px-john_william_waterhouse_-_hylas_and_the_nymphs_1896.jpg
http://www.guiageo-grecia.com/fotos/mitologia-grega.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Narciso


Por: Fernanda Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.