terça-feira, 9 de julho de 2013

Os Cavaleiros e a Mitologia: Shiryu de Dragão


*Atenção! Esse post contém spoilers.

Daremos início aos posts sobre os Cavaleiros e a Mitologia. Hoje apresentaremos o cavaleiro de bronze mais sábio: Shiryu de Dragão.

Shiryu de Dragão: O Cavaleiro mais sábio

Shiryu, O Cavaleiro de Bronze Mais Leal

Que tal arriscar a vida por um ideal? E por seus amigos? Pois isso é exatamente o que faz o cavaleiro Shiryu de Dragão. Em nenhum momento teme perder a batalha ou morrer durante a mesma se tem convicção de que está fazendo a coisa certa, da maneira mais coerente que possa existir. Por isso, se for necessário morreria para salvar a Deusa Atena. O seu nome significa Dragão Púrpura e é conhecido por ser também o mais sábio entre os cavaleiros de Athena. 
Punho e Escudo do Dragão: Os Mais Poderosos!
Observam-se grandes técnicas de defesa e ataque em sua armadura. Shiryu orgulha-se de possuir a melhor defesa do mundo (O Escudo do Dragão) e seu punho o ataque mais eficaz (O Punho do Dragão).
Além disso, o cavaleiro de Dragão tem um dragão desenhado nas costas sendo que, este aparece quando Shiryu consegue despertar ao máximo o seu poder de luta (cosmo). Contudo, se esse dragão desaparecer de suas costas, significa que a vida do cavaleiro se extinguiu. Lembrando, que o dragão não é uma tatuagem e sim aparece quando o espírito de luta de Shiryu está em seu nível máximo.


Shiryu foi o único a perceber que havia espiões dentro do torneio dos cavaleiros (Guerra Galáctica) e quando participou do torneio, enfrentou Seiya de Pégaso onde travou uma batalha épica. Na batalha o cavaleiro de Dragão é atingido no seu ponto fraco (O Punho do Dragão que possuía nas costas, na parte frontal seria equivalente à altura do coração). Seiya sabendo que se golpeasse Shiryu no mesmo local poderia trazê-lo a vida e o fez, conseguiu cumprir o desafio com êxito. A partir de então, os dois tornaram-se grandes amigos na série.
Outra curiosidade é que em diversas batalhas Shiryu fica sem a visão, porém, depois que seu cosmo eleva-se ao máximo em algum período crítico de alguma batalha mortal este sentido (a visão) regenera-se.

Shiryu exibe o Dragão nas costas quando eleva seu cosmo

A Batalha Pela Armadura de Dragão

Shiryu, assim como os demais cavaleiros, foi enviado para algum lugar no globo para lutar e por consequência conseguir a armadura sagrada. Shiryu vai até a China nos cinco picos antigos para tentar conseguir a armadura de dragão.
Seu mestre é um remanescente da última guerra santa: Mestre Ancião (Dokho de Libra – 243 anos de idade!).
Shiryu disputa a armadura de Dragão com Okko (um menino órfão que foi acolhido pelo mestre ancião após o assassinato de seus pais).
Dentre os obstáculos que Shiryu enfrentou para conseguir a armadura, destacam-se:

- A reversão do fluxo das águas da Cachoeira de Rozán.

Reversão das águas da Cachoeira de Rozán
- Domínio de seu cosmo (Que seria de fundamental importância nas batalhas seguintes).

- Batalha mortal contra Okko.

Particularidades da armadura de Dragão

- Ficou mais de 200 anos sendo banhada pelas águas sagradas da cachoeira de Rozán.

Uma das versões da armadura de Dragão

- Detém a mais respeitada técnica de defesa entre os cavaleiros (Escudo do Dragão)

- Possuí um dos ataques mais conhecidos entre os cavaleiros (Punho do Dragão)

 - A armadura de Dragão evolui no anime (desenho) tendo inúmeras versões, no mangá (gibi japonês) há evoluções, mas, sem uma modificação radical Nota-se uma grande diferença entre a primeira versão (V1 - Guerra Galáctica e Batalha das Doze Casas) e a segunda versão (V2 - Batalha de Asgard) no anime. 

- É uma das cinco armaduras que conseguiu atingir o status de armadura Divina.

- No mangá todos os cavaleiros possuem uma "cópia" que são chamados cavaleiros negros. Na versão do anime, a armadura de Dragão é uma das cinco armaduras que possuem uma "cópia" denominada armadura de Dragão Negro. 

Representação do Dragão do Bem e do Mal

- No mangá, o cavaleiro de Dragão Negro tem um irmão gêmeo que cégo (Dragão Negro cego), mais uma "cópia" de Shiriyu, já que este por diversas vezes fica cego durante as batalhas. Já no anime só existe um dragão por parte dos cavaleiros negros , o Dragão Negro que enxerga.


Outras Armaduras

Após receber o sangue dos cavaleiros de ouro para a restauração das armaduras de bronze, a armadura de Dragão na Batalha contra os Generais Marinas de Poseidon torna-se dourada como a dos cavaleiros de ouro. Seria na verdade um brilho dourado por alguns instantes.

Armadura dourada de Dragão

 Após receber o sangue da deusa Atena para sua restauração, na Batalha dos Campos Elísios a armadura de Dragão torna-se divina. Essa evolução da armadura ocorreu na batalha contra Hypnos nos campos elísios, e essa armadura só pode ser utilizada por guerreiros especiais, o nome dessa armadura lendária é Kamui (São denominadas Kamui as armaduras que protegem os deuses do Olimpo, apesar de serem chamadas de Kamui no anime, as armaduras divinas dos cavaleiros são as que mais se aproximam das armaduras dos deuses do Olimpo). É bom lembrar que as armaduras divinas só aparecem na batalha dos Campos Elísios contra o deus Hades.

Armadura Divina de Dragão

 Por ser um guerreiro defensor da deusa Atena, ser do signo de Libra e ter como o mestre o cavaleiro de Libra (Dokho de Libra, ou mestre Ancião), Shoryu é protegido pela armadura de ouro de Libra quando se encontra em batalhas de extrema dificuldade.

Shiryu com a Armadura de Ouro de Libra

Cultura do Dragão

Acho que é de conhecimento (quase) geral, que o ocidente e o oriente se diferem em muitos aspectos, dentro deles o principal (e o que praticamente engloba o todo) é o aspecto cultural.
Quando estava pesquisando sobre a cultura do dragão no oriente deparei-me com uma grande diferença de significados das duas culturas e resolvi trazer ao conhecimento dos nossos leitores do SALOON DA HISTÓRIA.
Os dragões habitam a cultura do homem há milhares de anos, sendo responsável hora por fenômenos climáticos, hora por papéis míticos (como sustentação do globo) entre outros.

Cuspidores de fogo do bem ou do mal?

Não há registros escritos sobre os dragões nos primórdios humanos, contudo, há registros de arte rupestre de pré-históricos em cavernas na Austrália.
Os dragões representavam positividade entre esses moradores antigos da Austrália.
Dentre as consultas que realizei, encontrei uma gama significativa de significados em relação ao assunto: Dragão. Há inúmeras representações (Desde de crocodilos, serpentes e lagartos gigantes), e em várias culturas: Oriente Médio, Mesopotâmia, na própria Bíblia, povos pré-colombianos, vale a pena dar uma pesquisada a mais  para enriquecer o conhecimento a respeito dos Dragões. De uma maneira geral, procurarei demonstrar a diferença da concepção mitológica do dragão no ocidente e no oriente.

No Ocidente


Na visão ocidental o Dragão é maléfico

Cuspidores de fogo e maléficos. Na cultura ocidental a representação do dragão é tida como um animal mitológico maléfico.
Um exemplo desse imaginário contemporâneo sobre os dragões provem do livro “O Hobbit” de J.R. R Tolkien em que Smaug era um dragão temido e destruidor que possuía grandes tesouros em seu covil na montanha solitária. 

No Oriente 

Já na visão Oriental, o Dragão trás prosperidade e felicidade
No oriente (mais precisamente na China, já que a armadura de dragão provém dessa região) a ideologia em torno da figura do dragão é totalmente diferente da visão ocidental.
Na mitologia chinesa o dragão foi um dos quatro animais sagrados convocados pelo Deus criador para a construção do mundo. Detém a simbologia da transformação, sabedoria e do Império. Na China a forma do dragão é uma soma de vários animais, entre eles estão:
O tigre, a serpente, a águia, entre outros.
Ao invés da fama de mau que este possuí para os lados de cá do globo, no oriente o dragão é sinônimo de poder, felicidade e prosperidade.
São conhecidos também como os senhores do elemento água e segundo a crença, os dragões proporcionam os trovões, os raios e a chuva. Sendo de estrema importância para a agricultura da região.

Ficha técnica do cavaleiro de Dragão.

Nome: Shiryu de Dragão           
Classificação: Cavaleiro de bronze
Nascimento: 4 de outubro
Idade: 14 anos
Local de Nascimento: Japão
Altura: 1,74 cm
Peso: 53 kg
Treinamento: Cinco picos antigos de Rozan, China.
Mestre: Dohko de Libra, também conhecido como Mestre Ancião.
Armadura: De Dragão (Recebe a armadura de Capricórnio na batalha das doze casas. Armadura de Libra).
Golpes: Cólera do dragão, Dragão voador, Último dragão, Cólera dos cem dragões, poderosa espada Excalibur.
Constelação: Draco
Signo Zodiacal: Libra
Deus que protege: Atena
Dublador de Seiya na Série: Élcio Sodré               

Até o próximo post pessoal! 

Fontes:

http://pt.saintseiya.wikia.com/wiki/Shiryu_de_Drag%C3%A3o

KURUMADA, Masami. Enciclopédia Cavaleiros do Zodíaco. [Tradução e adaptação Adriana Sada]. - São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004.

http://wp.kzuka.com.br/retro/2011/04/11/cavaleiros-do-zodiaco-shiryu-de-dragao/

 http://www.abrademi.com/cavaleiros_mitos.html

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBc1WwFsiM1CuwrYYr6WDSMRQOFvFcFF5UB441f4XcACGTy_S9TcSn9lhXfqBc2uaj83my3EdsacIc2adsMGhauTg699sfs39h4MQc2DrbpC4syhnc5qeh0P0KdOTdtPlKmOiHBZLhbVE/s1600/10_-_Shiryu_Armadura_Dourada.jpg 

http://www.revolucaointerior.com.br/mitologia/o-simbolismo-do-dragao/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o_chin%C3%AAs

http://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o#Drag.C3.B5es_na_Mesopot.C3.A2mia 

http://3.bp.blogspot.com/-WjdJmqO6FbM/UGKOLx 1L_I/AAAAAAAABds/zWd3UeWTZ6I/s1600/1078813089_f.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6IUbDinwCbPmUBqR1cdhyphenhyphenRglLgK0_Lw4bS4HVuqgQpeMEhZh8HZx5iG9YuFg-E93wIcdcTI0ziY-wJpuYiTKxK_W2-bF0S6n-ZBS1ynIVv0El49WhnLpyHyJdN4wvHILlkDnYyFfQTjY/s1600/1075373415_f.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizfQc1rVgnxlJo8A6p9EAbqdKetFouBlSGythxaE1DhS_UTz7hLWYkuYjmt6OFycvKtCBZjjT5DNJumlQHSY5SivM72MKMbOlldQevPO3PJNxnL58DlpxoA54tzw-1aLJjB-AhguwqBf4/s1600/10_-_Shiryu_Armadura_Dourada.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUjV70UbdhUEurCO7ZIvXkEYMReH8ApNDsFVQuxJ72_tGXq08xf2zrKxNK3LlInZdt8_BC9m7qEqMCTt_TCylOeKoG3d0vaWKvR2B0C44agumZlXlYyyDgk4Om5YY78hkN0Yufg0xIKqE/s1600/niiii-link-shiryu-kamui.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU7BZgynuhphyziV_3790Yl_mRZH9hVFpKpStZhwNpZm-dLWak5eHyAifWNqMNuhyW7K_BvmakqMBRABILHDe1f0lBh7a92iE4Te9zPLtcFUO4MDWSC2fYsQXo_a8D6geFBmWPXGXEG6I/s1600/shiryu.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXZL6WT6Yvp5jEVTA3GimhJlPzAZdPzNrHmU2Xd10hwCRqCHAoXJJkiaNCfE2AG59A2bTO6JFMZBl6C2FErIrAA8zliFdxY3L5ZDiOr8SwvqcGt5DruTAKdGNutQP9BaKOcuslb8lhmvk/s1600/fogo.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitMCIy-2JKXAT855fcBqdWw-f775l6Kbt1QK8zVN3alUQfKJwuIUVd9goVD1D3GnLT3n3N2jyQagtwm5S8MrnJlKro7pWAR4p2ehziyjtviUkZO1aI4wIhAg2pWd7h5gyNB0s0wqx7C3c/s1600/Dragao+Chines+2.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAHcaMgDd1-f9UY5vrEX5_81GfnHUbUkxZ0QFTVJ34680_P-E5Sx89PFqaNBOwliDXlEU0FYruj7lnqUApOm-TzJFCXMmByriiE6TlVd-tLBUKTh-j-bwAT71DcophaPtPI3ue4LRh8gE/s1600/1081710782.jpg

http://images.wikia.com/saintseya/pt/images/d/df/Shiryu-de-dragao-6.jpg

http://lessp.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/04/colera-de-dragao.jpg

http://images.wikia.com/saintseya/pt/images/5/59/Colera.jpg

http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20130331042108/saintseya/pt/images/4/41/Shiryu_3_cloth.png

http://www.youtube.com/watch?v=-eIvJCtUOPQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=LOW5VI-ileM


Por: Lúcio Nunes e Fernanda Nunes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.