sexta-feira, 19 de julho de 2013

Curiosidades - Por que os nobres usavam peruca branca?


Cena do filme "Maria Antonieta"
Essa moda começou na França, com o rei Luis XVI (1638-1715). Mas não pense você que o rei usava peruca para ficar mais elegante, o motivo é o mais óbvio... Esconder a calvície, mas como moda é moda toda a corte gostou da idéia e costume logo pegou. A partir daí a peruca passou a ser um modo de identificar as diferentes classes sociais, tornando-se um símbolo de status e prestigio.
Para se diferenciar, o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta chegaram a usar perucas com 80 centímetros de altura, empoadas com farinha de trigo. O exagero estético foi tanto que acabou causando um problema de abastecimento, ajudando a deixar o pão ainda mais escasso para o povo francês. A peruca só saiu de moda na Revolução Francesa, quando a guilhotina extirpou a maioria das cabeças. Era o símbolo de uma nobreza que se desejava exterminar, então elas logo caíram em desuso.
No Egito antigo, homens e mulheres de todas as classes sociais já exibiam adornos de fibra de papiro - na verdade, disfarce para as cabeças raspadas por causa de uma epidemia de piolhos.
Hoje em dia a peruca com cachos brancos é usada somente nos tribunais ingleses.

Por: Fernanda Nunes

Fontes: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-todo-mundo-usava-peruca-na-europa-dos-seculos-xvii-e-xviii

http://mundodoscabelos.zip.net/arch2008-05-01_2008-05-31.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.