sábado, 6 de julho de 2013

Os Cavaleiros e a Mitologia - Apresentação


Gibis, desenhos, games: Paixões antigas.
Sempre quis escrever sobre minhas paixões, por isso pensei em criar, escrever e ajudar a estruturar o blog SALOON DA HISTÓRIA, blog ao qual tenho orgulho de dividir com minha irmã Fernanda Nunes.
Como a História é uma paixão antiga optei por estudar esse curso maravilhoso, mas, confesso que sempre fiquei inquieto em relação a outras paixões que tinha (como os jogos digitais, o futebol e os desenhos animados). Publicarei em breve aqui no blog uma série de textos relacionados ao ensino de História pela ótica da imagem e como usar ela em diversas frentes (pinturas, cinema, fotografia, jogos digitais). Idealizando essas paixões decidimos  dedicar um espaço do blog em que se pudesse realizar uma relação entre jogos, filmes, desenhos e livros que pudessem ter relação com a História e instigar a curiosidade dos nossos.
Pois dias atrás estava em um lugar propício para que os pensamentos fluíssem bem (embaixo do chuveiro!) e lancei uma idéia para Fernanda:
“- E se fizéssemos uma relação de algum desenho que detenha uma série que possa ter elementos históricos e utilizássemos esses elementos em uma eventual sala de aula?”.
Eis que surgiram os posts “Os Cavaleiros e a Mitologia”. Relação do desenho Cavaleiros do Zodíaco com a História (com foco na mitologia, porém, será abordada também a simbologia).

E sendo assim, apresentaremos um cavaleiro por semana, falaremos de suas características no desenho, seus golpes, seu local de origem e como a armadura que este possuiu ou a constelação ao qual está determinadamente ligado pode possuir um fundo histórico, algo que podemos trazer como inovação ou curiosidade dentro do conhecimento sobre História, mitologia, simbologia ou determinada cultura.

Os Cavaleiros da História

Como pretendo fazer um trabalho de pesquisa, coloquei meu Box com todos os episódios para levar a pesquisa mais a sério dessa saga que emocionou e emociona adultos e crianças pelo mundo todo.
Como o trabalho que pretendo desempenhar é muito extenso, realizarei esse projeto em conjunto com a Fernanda Nunes. Espero que nossos leitores gostem e opinem sobre essa ideia, que em um futuro próximo poderá ajudar-nos em dado momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.