quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Origens do Halloween


Doçuras ou Travessuras?

Essa brincadeira originou-se de um costume cristão do século IX, onde no dia de todos os Santos, cristãos saiam nas aldeias pedindo Soul Cake (bolo de almas se preferirem) que eram feitos de groselha em pães quadrados.Outra possibilidade desse dia é a travessura que provavelmente tenha sua origem na Inglaterra no período de perseguição aos católicos entre 1500 e 1700. Nessa época os Católicos foram privados dos direitos legais e dos cargos públicos, além disso, foram impostas diversas multas e prisões. Rezar uma missa era o pior dos pecados e sacerdotes foram dizimados. A perseguição originou-se de um atentado contra o rei Jorge I (que era protestante). O plano consistia em explodir o parlamento matando o rei e iniciar um levante para o domínio dos católicos na região. O plano recebeu o nome de “Plano Pólvora” e foi descoberto quando um católico converso de nome Guy Fawkes guardava pólvora em sua casa. Tempos depois a data converteu-se em festa na Inglaterra (que perdura até os dias atuais) no qual protestantes vão até as casas de católicos e exigem pastéis ou cerveja. Os primeiros colonos ingleses que chegaram à América trouxeram a comemoração de Guy Fawkes para as terras que hoje conhecemos por Estados Unidos.

Dos Primórdios da Humanidade Surge o Halloween.

Não podemos precisar a data, mas, achamos interessante contar a origem da História do Dia das Bruxas. Aqui no Brasil o Dia das Bruxas passa pela grande maioria das pessoas despercebido, um dia normal, porém, em outros lugares do mundo é muito “festejado” e levado a sério, onde pessoas se fantasiam e saem para pedir doces nas residências ou a aprontar travessuras nas mesmas. Um exemplo de lugar onde isso ocorre é nos Estados Unidos, aliás, muitas pessoas atribuem esse dia de “celebração” do nosso calendário como influência direta dos Estados Unidos na nossa cultura.
Desde a idade antiga já observamos que no imaginário cultural existe a disputa entre forças benéficas e maléficas, a raiz da celebração do dia 31 de outubro provém do dia posterior a este (dia 1 de Novembro) que é tido como dia de todos os santos. Os povos Celtas acreditavam que a “reunião” de todos os santos estaria ameaça na sua véspera por fantasmas e demônios.  Estes realizavam uma festa de halloween com o objetivo de espantar os maus espíritos a fim de que não houvesse problemas com suas colheitas que seriam ameaçadas por tais fantasmas.
Quando o cristianismo ganhava força na Europa, o dia de todos os Santos era comemorado em maio, porém, a Igreja decidiu deslocar a comemoração para o dia 1 de Novembro, sendo que, os bárbaros convertidos celebrariam esse dia como já o faziam seus antepassados. Pela proximidade de relação com os espíritos, o halloween ganhou o “rótulo” de dia das bruxas em associação a Idade Média, no qual a Inquisição perseguiu e condenou diversas mulheres sob a acusação de que estas mantinham relação com o sobrenatural.

A abóbora é um dos símbolos do Halloween contemporâneo

Uma lenda irlandesa conta que um homem chamado Styng Jack teria convidado o diabo para beber no dia 31 de outubro. Após o porre, o malandro Jack convenceu o “coisa ruim” a se transformar em moeda para pagar a bebida. Após ver a moeda na mesa, ao invés de pagar a dívida, Jack a pegou e pregou-a em um crucifixo. Para se livrar da cilada em que havia se intrometido, o diabo fez um acordo de que não importunaria Jack e assim ele foi libertado do crucifixo. Quando Jack morreu, não foi aceito no céu, pois, tinha um trato com o demônio. Como o demônio havia prometido não importunar Jack, o homem também não foi aceito no inferno. Vendo que Jack estava sozinho e atordoado, o diabo lhe deu um nabo com carvão que lhe serviu como uma espécie de lanterna.
Quando chegaram a América, os irlandeses encontraram grande quantidade de abóboras, e como possuíam poucos nabos, substituíram o nabo pela abóbora. Colocando feições humanas nas abóboras os colonos tinham objetivos de espantar os espíritos que vagam nessa noite.
Podemos notar por fim que, a cultura que conhecemos hoje nos Estados Unidos (e no mundo) é uma soma de culturas (celta, cristã, pagã, irlandesa e inglesa).
Até a próxima pessoal!

Fontes:








Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.