domingo, 13 de outubro de 2013

Arte com História: Tio Sam x Super Sam



No Seriado: Time is Money! Oh, yeah!



Super Sam (Ramón Valdez) é uma paródia do Tio Sam misturado com o Superman. É um super-herói americano que quando entra em cena sempre disputa atenção com o Chapolin Colorado. Se importa muito com o dinheiro, a sua frase de efeito é: Time is money! Oh yeah! se chapolin tem sua marreta biônica Super Sam tem seu saquinho de dinheiro que emite o som de uma maquina registradora quando acerta seu oponente. 



Episódios que aparece


Dos Metidos Livrai-nos, Senhor

Quando o bandido Dimitri Panzov (Edgár Vivár) tenta pegar uma camponesa (Florinda Mesa) para se casar com ela, Chapolin é chamado, mas quem acaba aparecendo é Super Sam, Chapolin logo depois entra em cena e os dois acabam brigando para ver quem deve salvar a moça.


Assista ao Episódio (áudio em espanhol)



Hospedaria sem estrelas

O dono de uma hospedaria (Ruben Aguirre) mostra a sua sócia (Florinda Mesa) uma noticia no jornal sobre um bandido que é especialista em assaltar este tipo de estabelecimento. Com medo do criminoso que está a solta cada um dos dois pede ajuda a um herói diferente: a mulher acaba invocando o Chapolin Colorado enquanto o homem resolve chamar o Super Sam. Sem saber de nada os dois acabam dividindo o mesmo quarto. O incrível é que nenhum deles percebe o engano. Chapolin e Super Sam dormem juntos, tomam leite, arrumar as malas, vão embora, sem nunca perceber a presença um do outro. Como o bandido não aparece, a única preocupação dos donos da hospedaria é ajudar o cliente chato do quarto 7 (Edgar Vivár) a matar baratas e a discutir se o uniforme do herói que esta hospedado é vermelho ou azul.

Assista ao Episódio



O retorno de Super Sam

Pela televisão, Carlos (Carlos Villagrán) ouve que o bandido Poucas Trancas (Ruben Aguirre) fugiu da cadeia e gosta de atacar na Barra Funda, bairro onde Carlos mora. Carlos avisa sua esposa (Florinda Mesa) sobre o perigo, pega um revolver e se esconde, assustando Florinda. Com medo ela invoca o Chapolin Colorado, mas para sua surpresa quem aparece é o Super Sam. Chapolin aparece e diz que ele vai defender Florinda. Os dois heróis discutem, enquanto isso Poucas Trancas assiste tudo pela janela, esperando o momento para agir.


Assista ao Episódio



Na História: Quem foi o Tio Sam?



Tio Sam é um dos símbolos mais conhecidos do mundo, a "cara" dos Estados Unidos. De acordo com documentos históricos, ele foi criado em 1812 por soldados americanos durante a guerra anglo-americana, mas só tornou-se um desenho em 1852. Não se sabe ao certo em quem ele foi inspirado, há quem diga se tratar do presidente dos Estados Unidos Andrew Jackson ou do também presidente, Abraham Lincoln.
Em 1917, a pedido das forças armadas americanas o desenho original foi alterado e se tornou o que conhecemos hoje, o Tio Sam passou a ter o dedo em riste com a seguinte escrita abaixo: "I want you for U.S.Army" (Eu quero você para o exército dos USA). Essa foi uma campanha motivacional para recrutar os jovens dispostos a lutar na Primeira Guerra Mundial. 



Fontes de pesquisa: 

http://pt.chespirito.wikia.com/wiki/Dos_Metidos_Livrai-nos,_Senhor
http://pt.chespirito.wikia.com/wiki/Dr._Chapatin_e_as_Melancias/O_Retorno_do_Super_Sam
http://pt.chespirito.wikia.com/wiki/Hospedaria_Sem_Estrelas
http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/como-tio-sam-se-tornou-um-simbolo-dos-estados-unidos/


Fontes de Imagem: 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1d/Unclesamwantyou.jpg

http://img839.imageshack.us/img839/1777/chapoline201.jpg

Por: Fernanda Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.