sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Arte com História: O Mito de Fausto



No Seriado

Episódio: De Acordo com o Diabo

Um sujeito muito ambicioso (Ruben Aguirre) namora uma garota (Florinda Meza) só para ter acesso aos arquivos do pai dela (Ramón Valdez), que é cientista e está bolando um invento secreto. Chapolin é chamado para ajudar no invento, mas aproveita a oportunidade para tentar ensinar ao vilão a história de Fausto, um velho que desejava uma mulher, além de poder e juventude e assim tentar convencê-lo que a ambição não vale nada.
Na história contada por Chapolin, Mefitófeles (uma das encarnações do mal, aliado de Lúcifer e Lúcius) aparece e tem um breve diálogo com Fausto, onde conversam sobre poder e o inferno. Logo em seguida, Mefistófeles oferece à Fausto uma varinha mágica, chamada “Cherrin, Chirrion do Diabo”. Essa varinha teria o poder de fazer as coisas sumirem: Chirrin, elas aparecem; Chirrion, elas se vão. Ainda como teste Megistófeles atende ao pedido rejuvenesce Fausto em pelo menos 50 anos. Fausto muito interessado assina um contrato com o diabo onde firma que sua alma estará sempre à disposição.

Assista ao Episódio completo


Na História: O Mito de Fausto

Fausto é o protagonista de uma famosa lenda onde um homem faz um pacto com o Diabo em troca de poder, juventude e conhecimento, é Baseada na história do médico, mágico e alquimista alemão Dr. Johannes Geord Faust (1480 – 1540)
De acordo com a história, Mefistófeles aposta com Deus que consegue roubar a alma de Fausto (um sábio que tenta aprender tudo). Já Fausto faz diversas tentativas para buscar o elixir do conhecimento ilimitado. Frente ao enorme fracasso pensa diversas vezes no suicídio, é quando se encontra com Mefistófeles. Os dois chegam ao acordo de que o Diabo fará tudo o que ele quiser na terra e em troca, Fausto terá de servir para sempre no inferno, porém, há uma cláusula importante no contrato: a alma de Fausto será levada somente quando Mefistófeles criar uma situação de felicidade tão plena que faça com que Fausto deseje que aquele momento dure para sempre.
Depois de ter aceitado a cláusula, Fausto se transforma em um homem jovem e belo.
Algum tempo depois, vê na rua uma moça muito bela chamada Margarida e pede que Mefisto a consiga para ele, o que acaba se tornando uma tarefa muito difícil, pois a moça tendo uma alma muito pura não se rende as tentações do Diabo.
Com a ajuda de uma vizinha de Margarida o Diabo consegue fazer o encontro entre a bela jovem e Fausto.
Mas aí vem o peso do pecado, numa série de desgraças. O irmão de Margarida, Valentim, para defendera honra da família, duela com Fausto, e morre. Com a morte do irmão e uma gravidez inesperada, Margarida cai em delírio ficando louca. A jovem é presa, acusada de matar o irmão e o filho. Não reconhecendo mais ninguém, acaba entregando sua alma a Deus, é quando surge uma voz do alto, confirmando sua salvação.
Enquanto isso Fausto fica feliz pela salvação de Margarida, mas sofre e se arrepende por ter vendido sua alma, e acaba sumindo junto com o Diabo.
O final deste mito varia de país para país, alguns contam que Fausto morre e outros que ele se torna o alquimista do imperador e tenta ressuscitar Helena de Tróia.
Está obra já foi usado para diversas adaptações, como seriados, poemas, filmes, peças de teatro e diversos romances de ficção, é um dos grandes símbolos da cultura alemã.
O mito de Fausto nos alerta sobre a fraqueza do homem frente ao poder e o quanto ele é livre para escolher o seu rumo mesmo que seja na direção errada.


Fonte de Pesquisa: http://apsiqueeomundo.blogspot.com.br/2012/05/o-drama-alquimico-do-fausto-de-goethe.html

http://literatortura.com/2013/07/o-mito-de-fausto-e-seus-reflexos-no-seriado-chapolin-colorado-e-na-cultura-pop/

http://www.marioedianacorso.com/o-mito-de-fausto


Fonte da imagem: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS3wQ8ZkaVGN3OPd-EEGmRGztX5rgo5thTWIHJL4c8sZINNb66i

Por: Fernanda Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.