sábado, 25 de janeiro de 2014

Operação Valquíria


Stauffenberg (O homem de farda clara mais à esquerda) em Rastenburg15 de Julho de 1944. No centro Adolf Hitler. Stauffenberg já levava as bombas consigo. Mas decidiu não detoná-las naquele momento.

O principal objetivo da operação era matar Hitler e por fim ao regime nazista. Esta operação fez parte dos 15 planos elaborados por militares alemães para assassinar Adolf Hitler, que saiu apenas levemente ferido da explosão de uma bomba em seu quartel-general, Wolfsschanze("Toca do Lobo"), na Prússia Oriental. A represália não se fez esperar: mais de quatro mil pessoas, membros e simpatizantes da resistência, foram executadas nos meses seguintes. 
O coronel VonStauffenberg foi um dos principais personagens da conspiração que culminou com o fracassado atentado contra Hitler em 20 de julho de 1944. Stauffenberg foi um patriota alemão conservador, que a princípio simpatizou com os aspectos nacionalistas e militaristas do regime nazista. Mas começou a questionar não só o genocídio contra judeus, polacos, russos e outros grupos da população estigmatizados pelo regime de Hitler, como também a forma, em sua opinião "inadequada", do comando militar alemão
O atentado previa a explosão de duas bombas na sala de reunião, onde os oficiais de Hitler iriam discutir sobre a situação do exército alemão. A estratégia montada previa que a mala com as bombas seria colocada perto do lugar onde Hitler se sentaria, onde ao ser detonada mataria a todos, menos o Coronel que tinha o álibi preparado para se ausentar da sala de reunião para atender uma suposta ligação, antes da explosão da bomba.
A reunião marcada para as 13h00min horas foi antecipada, em cima da hora, em trinta minutos. Fato que mudou inesperadamente os planos de Stauffenberg, que às 12h00min horas armava a primeira bomba. Antes de armar a segunda bomba, foi chamado as pressas para a reunião. Ao chegar à sala pede a um auxiliar que coloque sua mala perto de Hitler, marcando assim seu lugar a mesa. Stauffenbergé chamado por seu álibi, instantes depois a bomba é detonada, do lado de fora o coronel julga que todas as pessoas presentes na sala haviam morrido.
 Uma série de coincidências fez com que Hitler e outros oficiais sobrevivessemà explosão. Além do fato de Hitler ter adiantado em meia hora a reunião, assim  impedindo que Stauffenberg armasse as duas bombas, outros imprevistos foram motivos suficientes para o plano falhar, entre eles:

- o local onde ocorreu a reunião, não foi o local habitual. Devido a uma reforma a reunião aconteceu em uma cabana onde todas as janelas abertas contribuíram para a energia liberada pela bomba escapassem para os espaços abertos. Caso tivesse sido realizada dentro de uma sala de concreto a bomba teria queimado todos os ocupantes do recinto.
E a sorte de Führer que incomodado com a presença da bolsa a tirou de perto de si momentos antes da explosão, que matou 24 pessoas que estavam na sala.

 Na capital alemã, os conspiradores comunicaram por telefone, por volta das 15 horas, convencidos do êxito da missão: "O Führer está morto."
Duas horas mais tarde, a notícia foi desmentida. Na mesma noite, Stauffenberg, Von Haeften, Von Quinheim e Friedrich Olbricht foram executados por traição. No dia 21 de julho, os mortos foram enterrados em seus uniformes e condecorações militares. Mais tarde, Hitler mandou desenterrá-los e ordenou sua cremação. As cinzas foram espalhadas pelos campos.

Porque esse nome “Valquíria”


Vêm da Mitologia nórdica, as Valquírias eram deidades menores, servas do deus Odin, que tinham como função sobrevoar os campos de batalhas selecionando combatentes recém caídos para serem levados a Valhala (Paraíso na Mitologia nórdica).


Fontes:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/historia/30119/hoje+na+historia+1944+-+hitler+escapa+com+vida+da+operacao+valquiria.shtml

Livro operação Valquíria: O Complô Contra Hitler

Por: Fernanda Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.