quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Os Cavaleiros e a Mitologia: Ikki de Fênix

*Este post contém spoilers.

Hoje apresentaremos um dos cavaleiros mais fortes da série: Ikki de Fênix.

Ikki de Fênix.

Ikki, Um Cavaleiro Especial Como a Fênix

Quer um fato mais especial do que ser cavaleiro de uma constelação chamada Fênix?
Difícil... Ikki parece ser a representação perfeita da Ave mitológica, possuí uma força incrível e quando todos pensam que ele irá sucumbir, ressurge, de maneira magistral, como a imortal e lendária ave. Além disso, o próprio significado de seu nome assemelha-se ao seu destino, o significado do nome Ikki? “Brilho Singular”.
No início da história Ikki surge como vilão na série. Ele interrompe o torneio da Guerra Galáctica e rouba diversas partes da armadura de ouro de sagitário (que era o prêmio do torneio). Ikki comandava então os chamados Cavaleiros Negros (podemos dizer que estes eram cavaleiros renegados por Atena que viviam a base de seu egoísmo. Ambos Treinaram na Ilha da Rainha da Morte, fabricaram suas armaduras semelhantes a dos cavaleiros de bronze, sendo que, cada constelação de um cavaleiro de Atena possuía uma armadura negra, até mesmo semelhante ao próprio Ikki de Fênix).
O golpe "Ave Fenix"
Passado o período das batalhas com os cavaleiros de bronze, Ikki descobre que o Mestre do Santuário detém um plano e que sua traição frentes aos cavaleiros de bronze fazia parte desse plano. Reconhece o seu erro, posteriormente jura ser um protetor da deusa Atena como os demais cavaleiros, e o principal: Vira anjo da guarda de seu irmão mais novo, Shun de Andrômeda. Ikki sempre aparece nos momentos que o irmão se encontra em perigo salvando-o, mas nem sempre foi assim.

Ikki Tinha Suas Razões

Para quem não acompanhou toda série, isso talvez tenha passado despercebido. Na realidade, Shun deveria ter ido para Ilha da Rainha da Morte. Houve um sorteio entre todos os cavaleiros para ver qual seria o local que deveriam treinar, e qual armadura estes seriam predestinados. Shun Retirou o papel para Ilha da Rainha da Morte e Ikki para a Ilha de Andrômeda.

Ikki prometeu que sempre iria proteger seu irmão Shun.

Ikki defensor de seu irmão desde sempre, sabendo da fragilidade existente em seu irmão e sabendo o que o esperaria na Ilha da Rainha da Morte trocou os papéis e decidiu ir ao invés do Irmão prometendo retornar com a armadura sagrada de Fênix.
É importante dizer que há diferenças entre a versão anime (Desenho na televisão) e o Mangá (Gibi Japonês), mas não entrarei em detalhes, pois, no caso de Fênix a ordem dos fatores não alterou o produto final.
Para conseguir a armadura de Fênix, Ikki teve que derrotar o seu mestre, Guilty (Líder supremo da ilha). Guilty afirma que para conseguir a armadura, Ikki deveria expulsar todo ódio que havia em seu cosmo. Ikki não o conseguia fazer e assim o seu mestre assassina a própria filha, a bela Esmeralda (Que tinha traços semelhantes a do seu irmão Shun, Ikki a adorava) despertando assim um ódio terrível no cosmo de Ikki.  Convicto da culpa que seu irmão detinha sobre o seu destino Ikki reúne um exército (Cavaleiros Negros) e decide por em prática um plano de vingança contra todos os cavaleiros de bronze e a organização ao qual pertenciam.

Particularidades da Armadura de Fênix

Primeira versão da armadura de Fênix no anime.

- Ressurgir das próprias cinzas.

- As penas da calda da armadura de Fênix podem ser utilizadas como shurikens (estrelas ninjas).

- No mangá todos os cavaleiros possuem uma "cópia" que são chamados cavaleiros negros. Na versão do anime, a armadura de Fênix é uma das cinco armaduras que possuem uma "cópia" denominada armadura de Fênix Negro.  

Fênix Negro.

- A armadura de Fênix evolui no anime (desenho) tendo inúmeras versões, no mangá (gibi japonês) há evoluções, mas, sem uma modificação radical Nota-se uma grande diferença entre a primeira versão (V1 - Guerra Galáctica e Batalha das Doze Casas) e a segunda versão (V2 - Batalha de Asgard) no anime.

 - É uma das cinco armaduras que conseguiu atingir o status de armadura Divina.

Outras Armaduras

Após receber o sangue dos cavaleiros de ouro para a restauração das armaduras de bronze, a armadura de Fênix na Batalha contra os Generais Marinas de Poseidon torna-se dourada como a dos cavaleiros de ouro. Seria na verdade um brilho dourado por alguns instantes.

Ikki com a armadura dourada de Fênix.

A armadura de Fênix torna-se divina, porém, não recebeu o sangue da Deusa Atena na sua restauração. Essa evolução da armadura ocorreu após o contato do cavaleiro Ikki de Fênix com o sangue da deusa que estava transbordando no vaso em que ela foi presa por Hades. Essa armadura lendária só pode ser utilizada por guerreiros especiais e é chamada de Kamui (São denominadas Kamui as armaduras que protegem os deuses do Olimpo, apesar de serem chamadas de Kamui no anime, as armaduras divinas dos cavaleiros são as que mais se aproximam das armaduras dos deuses do Olimpo). É bom lembrar que as armaduras divinas só aparecem na batalha dos Campos Elísios contra o deus Hades.

Ikki com a armadura de Fênix.
Por ser um guerreiro defensor da deusa Atena, ser do signo de Leão e ser um dos Cavaleiros valentes entre os cavaleiros de Atena, Ikki é protegido pela armadura de Leão na batalha dos Campos Elísios. Vale lembrar que essa armadura protegia Aioria de Leão.

Ikki com a armadura de ouro de Leão.

Por Dentro da História: O Mito Chamado Fênix

Segundo a mitologia, a ave poderia viver cerca de 500 anos.

Em linhas gerais o que se pode dizer é que essa ave Fênix era um exemplar único, raríssimo. Sendo assim, não tinha como reproduzir-se como as demais espécies. Isso não era problema, pois de suas cinzas surgia uma nova ave, semelhante ao exemplar que deixava de existir.
Na sua alimentação predominava raízes cheirosas e óleos de bálsamo.
Não lhe agradava muito a ideia de popularidade, nunca foi vista.  Nem mesmo por aqueles que relataram sua existência como Ovídio.
E o seu tempo de vida? O quíntuplo da vida de um corvo, cerca de 500 anos.
A Fênix detém penas vermelhas e douradas, seu tamanho estimava-se que seria o mesmo de uma águia.
Entre as descrições sobre a ave também são relatada certo ritual funerário:
A Fênix após possuir uma força considerável, constrói um pesadíssimo ovo de mirra e transporta os restos mortais de sua progenitora levando-as ao templo do Deus Sol (Rá) na cidade de Heliópolis no Egito.

A Grande e Poderosa Ave Fênix

Podemos observar que a Fênix está presente na cultura de diversos povos da Antiguidade (gregos, egípcios, chineses), contudo, o seu significado é sempre o mesmo: A crença de que não há um fim, mas sim, uma continuação. Resumindo, a crença da ressurreição.
Entre os gregos a ave detinha uma ligação com o Sol. Este era um espelho da Fênix na natureza: Nascia pela manhã e morria a noite, ressurgindo com o mesmo esplendor no dia seguinte.

A ave Fênix representaria a existência da ressurreição ou em uma "nova vida".

Dentro da mitologia egípcia a ave era representada por Benu (uma espécie de garça) que era ligada a ritual um de adoração ao Deus Sol Rá. Segunda a mitologia egípcia a ave teria surgido do fogo que ardia em uma árvore sagrada. A ave também sempre teve ligação com a estrela Sothis e esta está representada muitas vezes em suas imagens.
Entre os chineses a representação se difere um pouco da egípcia e da grega. Na mitologia chinesa a Fênix não ressurge das cinzas como as histórias da Grécia e do Egito, mas são representadas por um casal: Feng (Macho) e Huang (Fêmea) e assim representavam o poder do Império Chinês.
Outra versão na mitologia chinesa fala que a ave é batizada com o mesmo nome da mitologia grega e egípcia e que detinha o símbolo de felicidade e de inteligência.

Ficha Técnica do Cavaleiro de Fênix

Nome: Ikki de Fênix
Classificação: Cavaleiro de Bronze
Nascimento: 15 de agosto
Idade: 15 anos
Local de Nascimento: Japão
Altura: 1,75 cm
Peso: 62 kg
Treinamento: Ilha da Rainha da Morte
Mestre: Guilty
Armadura: Fênix (recebe a armadura de Leão)
Golpes: Golpe Fantasma de Fênix (espírito diabólico), Ave Fênix
Constelação: Fênix
Signo zodiacal: Leão
Deus que protege: Atena
 Dublador de Ikki na Série: Leonardo Camilo

Por hoje é só. Desde já agradecemos a visita, Abraços!

Fontes:





KURUMADA, Masami. Enciclopédia Cavaleiros do Zodíaco. [Tradução e adaptação Adriana Sada]. - São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004.





www.abrademi.com - Cristiane A. Sato















Por: Lúcio Nunes e Fernanda Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.