sábado, 16 de agosto de 2014

Arte com história: A síndrome de Dom Quixote


No seriado: Cada um vale o que é


Seu Mundinho passa muito tempo assistindo televisão e de tanto assistir começa a acreditar ser o Chapolin Colorado. Percebendo a gravidade da situação seus colegas de asilo buscam a ajuda de um médico. Depois, o verdadeiro Chapolin aparece e resolve se passar por consciência do velhinho para ajudá-lo a perceber que todos têm sua importância na vida, e que não precisa ser o Chapolin Colorado para ser uma pessoa boa.


Na história: Quem foi Dom Quixote?


A síndrome de Dom Quixote é um distúrbio psicológico onde a pessoa fica depressiva e tenta buscar um refúgio para fugir da realidade. Distorcendo tudo o  que ouve e vê.  A doença recebeu este nome em homenagem ao famoso personagem de Miguel de Cervantes.
Dom Quixote de La Mancha teve sua primeira publicação em Madri no ano de 1605. 
De tanto ler histórias sobre cavalaria e heróis que derrotavam vilões e honravam suas amadas, Dom Alonso Quixano, um fidalgo espanhol, passa a acreditar ser um cavaleiro medieval e decide sair em busca de novas batalhas.
Para isso, ele recorre a uma armadura antiga que fora de seu bisavô e se auto-intitula: Dom Quixote de La Mancha. Montado em seu cavalo, batizado de Rocinante. Seu objetivo é andar pelo mundo salvando donzelas, desfazendo injustiças, enfrentando dragões e gigantes.
É claro que não poderia partir sem eleger sua amada. Então, decide dedicar seu amor a uma camponesa que só conhece de vista e a chama de Dulcinéia Del Toboso. Passou a fantasiar que ela seria mais bela que todas as princesas dos livros.
Dom Quixote passou por maus bocados, levou surras, meteu-se em grandes apuros e voltou para casa todo machucado. Sua sobrinha, preocupada com a sanidade de seu tio, resolveu queimar todos os livros da biblioteca.
Enquanto todos acham que a estratégia da destruição dos livros havia sido um sucesso, Dom Quixote, pensando tratar-se de uma magia de algum cruel feiticeiro, resolve voltar à aventura, agora acompanhado do escudeiro Sancho Pança, um ingênuo lavrador que aceita seguir o fidalgo pela promessa de uma ilha para governar.
Juntos enfrentam várias alucinações: moinhos de ventos que são confundidos com gigantes; rebanhos de carneiros são confundidos com um exército.
No desejo de combater as injustiças do mundo e homenagear sua dama, o nobre personagem segue viagem enfrentando situações supostamente perigosas.Imagina gigantes em rodas-d’águas, vê um cavaleiro de elmo dourado em um barbeiro, ajuda criminosos a fugirem pensando estar libertando escravos. De suas desventuras, restam-lhes sempre os enganos, as surras, as pedradas e as pauladas.
Depois de tantas aventuras e desventuras D. Quixote resolveu voltar para casa. Depois de acordar de um longo sono, anunciou que a loucura o havia deixado e voltou a ser Dom Alonso Quixano.

Fonte de pesquisa:


Fonte de imagens:


Por: Fernanda Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.