segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Arte com História: A feiticeira Circe

                                     

                              No episódio: A dona da ilha dos homens





      Nesse episódio Bolaños faz uma clara alusão ao mito da feiticeira Circe usando a personagem de Florinda Mesa como dona de uma prisão onde só os homens são prisioneiros. Tripa Seca (Ramón Valdez) quer fugir da ilha, mas seu colega (Carlos Villagrán) e o capataz (Ruben Aguirre) não querem deixar de jeito nenhum. Por isso, ele invoca o Chapolin Colorado para salvá-los. 




                                         Na história: Quem foi Circe?

          Circe é considerada uma das maiores feiticeiras na mitologia grega. Por ter matado seu marido o rei dos Sármatas foi obrigada a exilar-se na ilha de Eana, o que a fez ter um ódio mortal pelos homens. Aparece primeiramente na Odisséia de Homero onde conhece o herói Ulisses. Ulisses desembarca na ilha e manda 23 homens para verificar o local, ao se aproximarem de um palácio os homens viram- se cercados de leões, tigres e lobos. Todos esses animais eram na verdade homens que foram capturados pela linda feiticeira e transformados para defender a ilha.
          Ulisses teve de ir ao encontro dos companheiros, já que todos ficaram presos sobre os feitiços de Circe.
Chegando ao palácio Ulisses não sucumbiu aos poderes de Circe e avançou com a uma espada na intenção de matá-la, a jovem atordoada caiu de joelhos implorando clemência e ele então prometeu deixá-la viva se em troca fizesse um juramento onde libertaria todos os presos da ilha. Circe repetiu o juramento, prometendo ao mesmo tempo deixar que todos partissem.
           Cumpriu a palavra. Os homens readquiriram suas formas, o resto da tripulação foi chamado para praia e todos foram tratados magnificamente durante vários dias a tal ponto que Ulisses pareceu ter-se esquecido da pátria e se resignado àquela vida inglória de ócio e prazer ao lado da feiticeira.

            Depois de terminar os preparativos Ulisses lembrou-se que precisava atravessar a região onde ficavam as sereias. Circe o aconselhou a colocar cera nos ouvidos e amarrar-se bem firme ao mastro do barco. Dessa maneira Ulisses e sua tripulação passam pelas sereias e voltam para casa. 


Por: Fernanda Nunes


Referências:

http://pt.acampamentomeiosangue.wikia.com/wiki/Circe

http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2010/12/circe-deus-da-noite.html

https://www.youtube.com/watch?v=3IgsCMz2b6A



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.