sábado, 13 de setembro de 2014

Teorias Sobre as Origens da Mitologia


Zeus, o deus dos deuses.

Teoria Bíblica – As lendas mitológicas teriam sua origem nas narrativas das escrituras sagradas. Porém, os fatos foram modificados. Há algumas coincidências entre as escrituras e as histórias mitológicas, contudo, essa teoria não consegue explicar a grande parte das lendas.

Teoria Histórica – Os personagens mitológicos eram seres humanos reais, porém, com o passar do tempo, as histórias (e os contos) ganharam acréscimos (fantásticos) ou embelezamentos (artísticos, filosóficos, históricos). Por exemplo, Éolo era conhecido como o "deus dos ventos". Conta-se que ele era o rei de uma ilha e que ensino a arte da navegação e a utilização do barco a vela. Talvez, por isso, atribuíra-lhe a "supremacia dos ventos".

Teoria Alegórica – Os mitos eram alegóricos e simbólicos, ou seja, as histórias possuíam algo que deveria ser ensinado (algo filosófico, moral, religioso ou histórico). Com o passar dos anos, as alegorias e símbolos foram deixados de lado e interpretados como literalmente um fato. Um exemplo dessa teoria pode ser vista no mito de Cronos. Ele é  o Titã responsável pelo tempo. Segundo as lendas, ele devorava seus filhos com o receio de perder seu poder para algum (como de fato perdeu, para Zeus). A alegoria dessa lenda reside no fato de o "tempo" tudo criar e tudo "devorar". Tudo "nasce" e tudo "morre", porém, o tempo permanece.

Teoria Física – As divindades da mitologia estavam ligados a coisas reais, ou seja, era a personificação das coisas (sejam elas naturais ou artificiais). Talvez, seja a teoria mais ajustada com os mitos. Cada deus corresponde a algo da natureza ou ainda, algo produzido pelo homem (como Dionísio, que, na mitologia grega é o deus do vinho).

Fontes: 

O Livro de Ouro da Mitologia (pág. 288)

http://th04.deviantart.net/fs71/PRE/f/2010/194/f/f/Father_Zeus_by_GENZOMAN.jpg

Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.