segunda-feira, 17 de março de 2014

Os Cavaleiros e a Mitologia: Shun de Andrômeda


*Este post contém spoilers.

Hoje as curiosidades dos Cavaleiros do Zodíaco e da Mitologia que os envolve fica a cargo de Shun de Andrômeda, um dos cavaleiros mais sentimentais da série.

Shun de Andrômeda

Shun, o Cavaleiro Que Não Gostava de Batalhas

E o que se espera de um cavaleiro que não gosta de batalhas? No mínimo que este seja facilmente derrotado, mas esse não é o caso de Shun de Andrômeda. Irmão mais novo de Ikki de Fênix, Shun foi à busca da armadura de Andrômeda na Ilha de Andrômeda, mas queria o fazer sem batalhar e sem machucar nenhum oponente.

Shun e June de Camaleão
Shun é treinado rigidamente por Daidalos de Cefeu  e por diversas vezes pensou em desistir do seu objetivo de conquistar a armadura de Andrômeda mas, era sempre apoiado e incentivado por June de Camaleão que era treinada pelo mesmo mestre.
O grande desafio para obter a armadura foi imposto pelo seu mestre que acorrentou Shun em uma pedra no mar para que Shun despertasse o seu Cosmo. O plano dá certo e com a explosão do cosmo de Shun a armadura de seu mestre é trincada.
Com a armadura de bronze conquistada, Shun parte para o oriente onde disputará o torneio da Guerra Galáctica.

A Amizade Entre Irmãos é Maior Que Tudo

Ikki e Shun na infância
Na série dos Cavaleiros do Zodíaco um dos destaques sem sombra de dúvidas é a amizade e o amor de Shun para com seu irmão Ikki. Ikki havia feito uma promessa que sempre cuidaria do irmão e quando partiu para a ilha da Rainha da Morte prometeu retornar com a armadura de Fênix. Shun por sua vez, prometeu que seria forte e que traria a armadura de Andrômeda.
Após conquistarem suas respectivas armaduras o destino dois irmãos foi repentinamente diferenciado: Ikki despertou um ódio mortal por Shun, culpando-o por todo sofrimento que havia passado e queria vingança por tal fato. Shun mesmo sendo atacado pelo seu irmão, nunca desistiu do seu amor. Após a Guerra Galáctica Ikki percebe o seu erro, jura lealdade a Atena e volta a proteger seu irmão. Outra particularidade é que toda vez que Shun está para ser derrotado definitivamente, Ikki aparece para lhe salvar e relembrar que havia feito uma promessa de proteção eterna para com seu irmão.

Particularidades da Armadura de Andrômeda

Primeira versão da armadura de Andrômeda (no anime)

- A armadura de Andrômeda evolui no anime (desenho) tendo inúmeras versões, no mangá (gibi japonês) há evoluções, mas, sem uma modificação radical Nota-se uma grande diferença entre a primeira versão (V1 - Guerra Galáctica e Batalha das Doze Casas) e a segunda versão (V2 - Batalha de Asgard) no anime.

- Entre os cavaleiros de Atena é a única armadura que possui correntes.

- Detém em uma das correntes a habilidade de defesa e na outra a habilidade de ataque.

Shun lutando contra Jabu na Guerra Galáctica.

- As correntes podem se transformar em qualquer formato para derrotar seus inimigos.

- É uma das cinco armaduras que conseguiu atingir o status de armadura Divina. 

- No mangá todos os cavaleiros possuem uma "cópia" que são chamados cavaleiros negros. Na versão do anime, a armadura de Andrômeda é uma das cinco armaduras que possuem uma "cópia" denominada armadura de Andrômeda Negro. 

Outras Armaduras

Após receber o sangue dos cavaleiros de ouro para a restauração das armaduras de bronze, a armadura de Andrômeda na Batalha contra os Generais Marinas de Poseidon torna-se dourada como a dos cavaleiros de ouro. Seria na verdade um brilho dourado por alguns instantes.

Armadura dourada de Andrômeda

Ao receber o sangue da deusa Atena para sua restauração, na Batalha dos Campos Elísios a armadura de Andrômeda torna-se divina. Essa evolução da armadura ocorreu na batalha contra Hypnos nos campos elísios, e essa armadura só pode ser utilizada por guerreiros especiais, o nome dessa armadura lendária é Kamui (São denominadas Kamui as armaduras que protegem os deuses do Olimpo, apesar de serem chamadas de Kamui no anime, as armaduras divinas dos cavaleiros são as que mais se aproximam das armaduras dos deuses do Olimpo). É bom lembrar que as armaduras divinas só aparecem na batalha dos Campos Elísios contra o deus Hades.

Armadura Divina de Andrômeda

Por ser um guerreiro defensor da deusa Atena, ser do signo de Virgem e ser um dos Cavaleiros mais puros (no sentido de bondade para com o seu semelhante), Shun é protegido pela armadura de ouro de Virgem na batalha dos Campos Elísios. Vale lembrar que essa armadura protegia Shaka, o homem mais próximo de Deus.

Shun, vestindo a armadura de Ouro de Virgem

Shun é Hades!

Shun foi o escolhido para receber a alma de Hades, o imperador do mundo dos mortos e travar a guerra santa contra a deusa Atena no século XX. Ainda quando criança quando era carregado nos braços por seu irmão Ikki, Shun teve um encontro com uma garotinha chamada Pandora, que trazia a alma do imperador do mundo dos mortos em seus braços.
Ikki consegue evitar que Hades desperte no corpo de Shun enquanto criança, porém, Pandora deixa um colar com a inscrição: “Pra sempre seu” em Shun, logo depois cria uma ilusão em Ikki onde dizia que esse colar era a única lembrança de sua falecida mãe.
Com esse colar Shun estaria ligado a Hades, e a alma do imperador do mundo dos mortos o guia junto com os demais cavaleiros ao inferno para que enfim possa despertar do seu sono de mais de 200 anos.

Andrômeda Na Mitologia Grega

O Sacrifício de Andrômeda

Andrômeda era filha do Rei do reino de Fenício Cefeu e da Rainha Cassiopéia. Certo dia Cassiopéia orgulhando-se da beleza da filha julgou-a mais bonita que as Nereidas, ninfas do Deus Nereu, geralmente seguidor de Poseídon, Deus do mar. Este então enviou um monstro marinho de nome Cetus para atacar o reino de Cefeu. O Rei consultou o oráculo de Zeus para saber qual melhor decisão tomar em relação à ameaça de Poseídon , este advertiu que não haveria paz enquanto o rei não sacrificasse a sua filha Andrômeda para o monstro. Sem saída, o rei ordenou que acorrentassem Andrômeda em um rochedo para que fosse devorada por Cetus. Mas graças a Perseu, Andrômeda foi salva do monstro, casando-se posteriormente com o seu salvador.

Andrômeda Na Astronomia

Já na parte astronômica, Andrômeda dá nomes a uma Nebulosa, uma Galáxia e uma Constelação, sendo possível sua observação a olho nu.

Ficha Técnica do Cavaleiro de Andrômeda

Nome: Shun de Andrômeda
Classificação: Cavaleiro de bronze
Nascimento: 9 de setembro
Idade: 13 anos
Local de nascimento: Japão
Altura: 1,65 m
Peso: 51 kg
Treinamento: Ilha de Andrômeda, Etiópia.
Mestre: Albiore de Cefeu
Armadura: Andrômeda (recebe a armadura de Virgem)
Golpes: Corrente de Andrômeda, onda relâmpago, defesa circular, Teia de aranha de Andrômeda, rede de Andrômeda, espiral de Andrômeda, bumerangue de Andrômeda, Armadilha de Andrômeda, grande captura de Andrômeda, corrente nebulosa, tempestade nebulosa.
Constelação: Andrômeda
Signo zodiacal: Virgem
Deus que protege: Atena
Dublador: Ulisses Bezerra

Fontes:

http://pt.saintseiya.wikia.com/wiki/Shun_de_Andr%C3%B4meda






KURUMADA, Masami. Enciclopédia Cavaleiros do Zodíaco. [Tradução e adaptação Adriana Sada]. - São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004.










Por: Lúcio Nunes e Fernanda Nunes

Um comentário:

  1. Adorei a matéria, amo o Shun que na minha opinião é um dos mais fortes, lembrando que a força não é necessariamente física.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.