domingo, 4 de setembro de 2016

Arte com História: A Mona Lisa


                                            No Seriado: O pintor



Um pintor (Rubén Aguirre) está em apuros, pois sua empregada (Florinda Mesa) estragou um de seus quadros que fora encomendado pelo General Vivar (Édgar Vivar).  Ele pede ajuda para o Chapolin Colorado, que acaba lhe contado de uma forma bem humorada como Leonardo Da Vinci (Roberto Bolaños) passou pela mesma situação e teve que sacrificar uma de suas obras de arte (A Mona Lisa).





                                        Na história: A Mona Lisa 

  
     A Mona lisa é uma das pinturas mais conhecidas do mundo e provavelmente é uma das mais populares do artista renascentista Leonardo Da Vinci. Ainda hoje, existe um grande mistério sobre a identidade de Mona lisa. Pode ter sido uma imagem idealizada de como Leonardo via as mulheres ou também especialistas afirmam que a pintura trata-se de Lisa del Giocondo, esposa do rico comerciante italiano Francisco del Giocondo. Por essa razão o quadro também ficou conhecido como “La Gioconda”.
      Leonardo Da Vinci teria levado a obra da Itália para a França em 1516, quando foi trabalhar na corte de Francisco I. Segundo boatos Francisco teria sido o primeiro dono do quadro, depois disso este passou por várias mãos chegando mesmo até ser roubada duas vezes. Até mesmo Napoleão Bonarparte tomou a obra para si. Em 1911 a obra de arte foi roubada novamente pelo italiano Vicenzo Peruggia, que a levou de volta para a sua terra natal.

     Na década de 60 seu valor foi estimado em mais de 100 milhões de dólares, isso a tornou o objeto mais valioso do mundo segundo o Guinness Book. Atualmente Mona Lisa fica no museu do Louvre em Paris e é a obra de arte mais visitada do museu.


Por: Fernanda Nunes

Fontes consultadas: 

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/a_verdadeira_identidade_da_mona_lisa.html
                 
http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2013/05/a-mona-lisa-de-leonardo-da-vinci.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.