terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Invasões Bárbaras

De acordo com alguns historiadores, é possível entender a decadência do Império Romano a partir de três análises: A análise Internalista, a análise Externalista e a análise Conciliadora.
Pela ótica Internalista possivelmente o Império Romano declinou devido a problemas de estrutura interna, ou seja, por problemas dentro do próprio império. Um exemplo poderia ser as constantes disputas políticas.

De acordo com a visão Externalista seria justificada a partir de problemas que adentraram no Império, mas, que, não “existiam” propriamente em Roma, o cristianismo e as invasões bárbaras são exemplos.
A análise Conciliadora atribui a queda do Império Romano a fatores externos e internos, na verdade, essa análise é uma soma das duas análises anteriores
Um dos aspectos acima foi de extrema importância para a queda do Império Romano: As invasões bárbaras. Essas invasões foram promovidas pelos bárbaros (povos que não habitavam o Império Romano e não falavam o latim). É nesse período que começava a surgir os primeiros contornos do que viria ser conhecida, posteriormente, como Idade Média.
Os bárbaros habitavam regiões que faziam fronteira com o Império Romano e sua invasão ocorreu em processo lento, porém, contínuo.
O enfraquecimento do aparelho militar romano, somando-se as guerras existentes no império, propiciaram que os romanos realizassem diversos acordos com os bárbaros que poderiam viver dentro dos limites do império, em troca, os bárbaros realizavam a proteção das fronteiras. Esses bárbaros que tratavam acordos com os romanos e viveram dentro do território do império eram conhecidos como federados.
Somente nos séculos IV e V que esse processo de invasão ganhou feições mais conflituosas. Houve então, uma intensificação no processo das incursões bárbaras no império romano, culminando na deposição do último imperador romano em 476 d.c.

Principais povos bárbaros que invadiram o Império Romano


Os povos em questão estavam divididos em três grupos:
Germanos: visigodos, ostrogodos, vândalos, lombardos, anglos, saxões, entre outros.
Eslavos: russos, poloneses, bósnios, entre outros.
Tártaros Mongóis: hunos, alanos, húngaros, entre outros.
O processo das invasões bárbaras foi de grande importância para que o Império Romano e seu conjunto de valores e tradições passassem por um processo de junção com a cultura germânica. Dessa maneira, a Idade Média, além de ser inaugurada pelo estabelecimento dos reinos bárbaros, também ficou marcada pela mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica.

Fontes:

FABER, Marcos Emílio Ekerman. O nascimento da Idade Média a partir da análise comparativa das obras: Passagens da antiguidade ao feudalismo e Declínio e queda do Império Romano. Revista Historiador Especial Número 1, Julho de 2010.

www.dialetico.com – Os povos bárbaros

http://www.submit.10envolve.com.br/uploads/7de6f8d45efaabf15ec5965eec370b13.jpg

http://img.historiadigital.org/2009/11/Invasoes-Barbaras.jpg


Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.