sábado, 26 de julho de 2014

O Primeiro Contato Entre Nativos e Europeus

De uma maneira geral, vimos os antecedentes dos nativos do Brasil e dos “descobridores” europeus. Chegou à hora de observarmos como ocorreu o primeiro contato entre esses dois povos, entre essas duas culturas.
Em um primeiro momento os portugueses chegaram ao Brasil para reconhecer as terras do Tratado de Tordesilhas, mas, não demonstraram aos nativos que iriam dominar esse território. Analisando por esse ponto de vista, podemos afirmar que, o primeiro contato foi amistoso, pacífico. Isso não significa que houve a aprovação de todos os nativos, alguns eram a favor do contato e outros contra. Mas não existiu um conflito nesse primeiro momento. Entre as diferenças podemos destacar:
Organização da terra: Para os nativos, a terra pertencia ao grupo que vivia na aldeia, ou seja, tudo o que era produzido pertencia ao grupo. Para os portugueses, a terra pertenceria a quem a conquistasse (através de guerras, por exemplo), por compra, venda ou aluguel. O que é produzido na terra serviria como acumulação de riqueza de uma pessoa ou família.
Idioma: O idioma não era o mesmo, o que dificultou o entendimento das ações de ambos os grupos (nativos e portugueses).
Aparência: Foi uma diferença reconhecida instantaneamente. Os nativos tinham a pele parda e músculos definidos (provavelmente pela alimentação e métodos de vida saudáveis, por exemplo, o banho diário, mobilidade física). Já os portugueses eram “caras pálidas” que possuíam a pele branca e não detinham corpos “perfeitamente” definidos com os nativos.
Roupas: Os nativos não utilizavam roupas: Pintavam seus corpos, usavam colares e outros adereços. Os portugueses utilizavam roupas e alguns adereços como colares banhados a ouro.
Religião: Os índios não conheciam o cristianismo, este que, era o modelo religioso português.
Governo: Os nativos detinham um chefe local, já os portugueses um Rei para todos os portugueses.
Armas: O armamento era desigual: Nativos usavam arco e flecha, paus e pedras. Os portugueses usavam armas de fogo (Por exemplo, canhões) e espadas. 

Fontes:

PAIVA, José Maria de. A doutrina feita aos índios. In: Catequese e Colonização. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1982.

http://msalx.recreionline.abril.com.br/2012/11/20/1358/6dheL/indios-portugueses.jpeg?1353427220

Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.