terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Principais Causas da Revolução Francesa

Fator Intelectual

A base ideológica para a Revolução Francesa encontra-se no Iluminismo. Essa corrente presa pela racionalidade substituindo as crenças na religiosidade. Além do pensamento anticlerical, os pensadores iluministas defendiam também a busca por um cientificismo e pregavam contra a monarquia absolutista e os privilégios dos nobres.

Fator Político

O absolutismo monárquico impedia o êxito da burguesia em expandir suas riquezas e praticava um claro despotismo. Vale lembrar que a figura do Rei era considerada de linhagem divina, ou seja, não poderia ser questionada.

Fator Econômico

Más colheitas, aumento abusivo no preço da farinha (aumento do preço do pão que era o principal alimento do povo francês), nos preços dos alimentos em geral. Além disso, houve o envolvimento da França na Guerra dos Sete Anos contra a Inglaterra (1756/1763) e na Guerra da Independência dos Estados Unidos (1775/1783) que geraram grandes gastos para alimentação e manutenção dos exércitos. Também podemos considerar a vida luxuosa que a corte sustentava as custas do Terceiro Estado (Alta,média e pequena burguesia, camponeses, e trabalhadores das cidades denominados Sans-Culottes). 

Fator Social

Além de sofrer com o despotismo da monarquia absolutista dos Bourbons o Terceiro Estado também estava incumbido de sustentar o Primeiro Estado (Clero) e o Segundo Estado (Nobreza). Devido a crise econômica, o Rei Luís XVI convocou a Assembléia dos Notáveis (Fevereiro de 1817) onde propôs que os dois Estados (Clero e Nobreza) haveriam de pagar os tributos tal como o Terceiro Estado fazia. Obviamente tanto o Clero quanto a Nobreza rechaçou a proposta. Com o impasse, Luís XIV se vê obrigado a convocar também o Terceiro Estado para participar na discussão da carga tributária. Esse evento ficou conhecido como a Assembléia dos Estados Gerais (Maio de 1789) fato que não ocorria em um espaço de 179 anos (a última convocação dessa Assembléia havia ocorrido em 1614).
Tomada da Bastilha: Um dos marcos da Revolução.
Mesmo assim o impasse só aumentou. Dentro dessa Assembléia independentemente do número de participantes de cada Estado (o Terceiro Estado detinha esmagadora maioria) cada Estado detinha apenas 1 voto geral (Sendo assim, mesmo o Terceiro Estado obtendo a maioria individual o que importava eram os votos gerais e o Clero e a Nobreza poderiam sempre promover alianças para derrotar as imposições e objetivos do Terceiro Estado obtendo 2 votos contra 1 voto). Com isso, o Terceiro Estado exigiu perante o Rei e a Assembléia que os votos fossem contabilizados de maneira individual para que pudessem ganhar voz ativa nas decisões políticas do reino. Como o impasse permaneceu, o Terceiro Estado (com auxílio do Baixo Clero) declarou (em 9 Julho de 1789)  a Assembléia Nacional Constituinte da França onde visava diminuir o poder do Rei e erradicar os privilégios do Clero e da Nobreza. Após cinco dias ocorreu a tomada da Bastilha, que era o símbolo do poder do Rei. Iniciava-se a Revolução Francesa.

Fontes:





Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.