quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Interesses da Tríplice Aliança na Guerra contra o Paraguai


Pode-se destacar alguns interesses específicos, porém, o principal deles era tirar o poder das mãos de Solano Lopez que exercia uma política nacional rígida e internacional desequilibrada. 
No contexto do conflito o governo Uruguaio estava nas mãos do Partido Blanco apoiado por Lopez. O Brasil por sua vez, interviu na política uruguaia a favor do Partido Colorado o que rendeu um enorme desgaste entre o ditador paraguaio e o Império do Brasil.
Imagem ilustrativa da Guerra do Paraguai
Após décadas de guerra civil, a Argentina estava em poder dos liberais e necessitava a busca de uma identidade nacional, uma coesão interna. O Império do Brasil detinha o mesmo interesse argentino de obter uma identidade própria a nível nacional. Os dois países viram na guerra um elemento chave para a busca desse objetivo. 
Solano Lopez invadiu Corrientes (Argentina) e o estado de Mato Grosso (Brasil) conseguindo a façanha de declarar guerra a dois países ao mesmo tempo. O Império brasileiro também necessitava a livre navegação nas regiões do prata. Vale salientar que o Império obteve grandes gastos com a manutenção do exército e que a Argentina (fornecedora dos mantimentos) foi quem mais lucrou com isso. 
Além da derrocada de Lopez outro interesse era evidente para a tríplice aliança (Brasil, Argentina e Uruguai): A manutenção das políticas exercidas nesses países (fato contrário a política de expansão de Lopez).

Fonte:


Fonte da Imagem:


Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.