quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Importância da Imagem Dentro do Ensino de História (Parte 1)



O presente trabalho visa abordar a introdução da imagem na sala de aula como ferramenta para auxiliar a compreensão do aluno e desenvolver uma consciência histórica. Seja ela fotografia, pinturas, gravuras, ícones ou imagem em movimento, como vídeos da internet, clipes, trechos de filmes, jogos virtuais.
O enfoque será no ensino de história e o tema central será a Segunda Guerra Mundial, porém, tenho que verificar o que se implica como imagem dentro de uma sala de aula. O que poderia trazer de informação para um aluno nas aulas de História? Como esse aluno poderia absorver o máximo possível dessa informação contida em uma proposta de trabalho com tais imagens? Tento responder essas questões a seguir.
Em um primeiro momento podemos observar que a imagem é carregada de significados, seja em qual apresentação se dê (fotografia, pinturas, etc.) ela é produzida com algum intuito e abrange de uma maneira mais fácil, diversas faixas de idade ou escolaridade e com isso é extremamente carregada de informações sejam elas culturais, imaginárias, ou ainda coisas do cotidiano (por exemplo, imagens de desenho para crianças do primeiro ano escolar auxiliam no processo pedagógico de ensino ou ainda pessoas analfabetas podem fazer análises de imagens sem que saibam ler e escrever, decifrar placas nas vias, como ponto de ônibus ou táxi por meras associações).
Dentro de uma sala professores caem no erro quase que positivista de análise da imagem apenas como comprovação de um fato, uma autenticação de verdade proferida por ele mesmo. Há também a classe de professores que preferem uma análise simplória das imagens ou ainda como uma mera ilustração dos conteúdos apresentados. Isso que citei em relação aos professores para com a imagem se segue a uma série de omissões de informação, como já foi citado utilizando em grande parte como ilustração, sem um comentário apropriado ou implicações dela no espaço na qual ela está ou ainda no tempo ao qual foi produzida. Também não estou fazendo uma crítica incisiva no que se diz a respeito sobre a utilização da imagem como ilustração.
Por desmerecer as informações contidas nas imagens creio que ainda somos considerados analfabetos visuais funcionais (digo isso no sentido de quem recebe as imagens por não ser corretamente treinados e instigados a captar informações diversas nas imagens, e não por quem as discute ou as produz), e que se não começarmos a induzir nossos futuros alunos a realizar uma leitura mais crítica, tendemos a continuar com a tecla para ascender à luz da sapiência imagética na nossa frente desligada e com nossa inteligência visual às escuras.
A imagem também evoca a memória em várias frentes, seja ela através de um retorno ao passado vivenciado, a um passado recente, ou a uma situação que nem foi vivida. Trabalhar com fotografias dentro de uma sala de aula trará o aluno a própria história através de releituras, seja de suas antigas fotos tiradas no primeiro ano escolar, ou mesmo fotos tiradas com colegas no inicio do ano letivo.
É importante saber que o trabalho com imagens se modificou bruscamente, seu armazenamento não é mais em caixas de sapatos antigas, ou melhor, ainda é sim, porém, isso se reduz a um passado recente. A moda agora é a utilização de uma infinidade de mídias (Mp3, Mp4, Celulares, Pen-Drives, HD externos, CD, DVD, computadores, tablets, notebooks). A Imagem está cada vez mais manipulada com as câmeras digitais que vem com diversas ferramentas para correção das mesmas. A imagem está cada vez mais instantânea, todo mundo possui a possibilidade de gravar ou fotografar algum fato interessante no seu dia e divulgá-lo por meio da Internet para que todos possam vê-la (seja por site de vídeos compartilhados como o You Tube ou redes sociais como o Facebook).
Ainda assim como todas as informações que nelas poderão conter, há certa relutância pelo meio acadêmico em reconhecer que a imagem é tão importante quanto o documento, pois essa é carregada de subjetividade assim como nós os seres humanos e pode deter diversas interpretações, tais como um documento escrito, pois, a palavra escrita ou dita também é subjetiva.
Estamos em um período no qual a tecnologia e a internet estão cada vez mais acessíveis, tanto no uso doméstico quanto nos bancos escolares e acadêmicos. O recurso da Internet eclipsou, por exemplo, a utilização das bibliotecas tradicionais, mas, não tomou o lugar dela em uma totalidade. A imagem que se tinha de livros, documentos ganhou outra conotação quando se vê os mesmos livros e documentos pela tela de um computador (como um livro em forma de e-book ou um documento digitalizado).
As mídias contemporâneas propiciam mudanças na absorção dos saberes, nas ideologias, e velocidade de raciocínios dos alunos. Ainda que a academia torça o nariz para a validação desse conhecimento é importante reconhecer que é possível trabalhá-lo em conjunto com o tradicional. Se olharmos pelo lado do conhecimento, ele está cada vez mais à mão de quem o procura. Será por esse motivo que houve a proibição na distribuição de filmes, e-books (livros digitais), e músicas pela internet? Seria uma forma de tapar os olhos daqueles que estão atrás de conhecimento e não só de entretenimento? Na minha visão pode até ser uma forma de tentar desanimar quem procura uma forma mais fácil de conhecimento, porém, quem deseja saber sobre algum assunto procurará o mesmo nas fontes tradicionais (como as bibliotecas para os livros, locadoras para os filmes e CD para as músicas).
Fique atento! Em breve teremos a continuação (parte 2) dessa série.

Fontes das imagens:

http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/514424/mn/129627775217.jpg

http://www.futuraetiquetas.com.br/etiquetas/wpcontent/gallery/photolbel/antigas%20(1).jpg

Por Lúcio Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.