Não
seria correto definir o conceito de música de uma maneira definitiva, pois, ela
detém um significado particular para cada indivíduo. Mas, em uma análise geral,
música seria a fusão de ritmos, harmonias, palavras. Uma ordenação temporal
entre silêncios e sons. Uma arte manifestada por artistas e culturas.
A
música mexe com o imaginário humano, além disso, evoca memórias, translada o
sujeito a diversas cenas. Utilizar essa potente ferramenta para falar sobre
História (na sala de aula ou no nosso próprio cotidiano) é permitir que o aluno
(dentro e fora da sala de aula) evoque suas lembranças, conheça “novos” sons,
faça parte de um universo diferenciado propiciado pelo professor ao executar
sons musicais.
Para uma grande parte das pessoas, a música
tem apenas o papel de diversão, para outras possibilitam momentos de reflexão,
mas o fato é que muitos não conhecem o poder que a música tem sobre uma criança
ou até mesmo sobre um adulto, em sua vida pessoal ou na aprendizagem. (SILVA,
2010, p. 18)
Tal
qual na produção cinematográfica ou imagética, a música também é produzida com
uma intencionalidade, ou seja, ela está carregada pela visão do seu criador,
cabe então, ao professor, verificar atentamente a música, o autor, o contexto
da criação da mesma para passar essas informações aos alunos possibilitando uma
melhor compreensão do conteúdo.
A
música também pode ser utilizada para ilustrar situações. Executando a música, é
possível perceber reações dos alunos, principalmente evocando memórias de
quando obtiveram contato com tal música pela primeira vez. Também será possível
notar se essa canção é nova para o aluno. Isso faz com que, o mesmo aluno faça
relações ou conexões com o tema abordado pelo professor.
Em
minha visão, utilizar essa ferramenta pode potencializar de forma significativa
o aprendizado do conteúdo e estabelecer novas relações entre o mesmo com o
cotidiano do aluno, da sociedade, do mundo.
Referências:
SILVA,
Morgana Tomazi da. A importância da
música nas séries iniciais do ensino fundamental no colégio Sagrada Família.
Criciúma: UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), 2010, p. 11 – 22.
Disponível
digitalmente em: < http://repositorio.unesc.net/bitstream/handle/1/220/Morgana%20Tomazi%20da%20Silva.pdf?sequence=1> Acessado em: 01 de Dezembro de 2014.
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