domingo, 21 de agosto de 2016

A música como ferramenta para potencializar a compreensão do conteúdo histórico


Não seria correto definir o conceito de música de uma maneira definitiva, pois, ela detém um significado particular para cada indivíduo. Mas, em uma análise geral, música seria a fusão de ritmos, harmonias, palavras. Uma ordenação temporal entre silêncios e sons. Uma arte manifestada por artistas e culturas.
A música mexe com o imaginário humano, além disso, evoca memórias, translada o sujeito a diversas cenas. Utilizar essa potente ferramenta para falar sobre História (na sala de aula ou no nosso próprio cotidiano) é permitir que o aluno (dentro e fora da sala de aula) evoque suas lembranças, conheça “novos” sons, faça parte de um universo diferenciado propiciado pelo professor ao executar sons musicais.

Para uma grande parte das pessoas, a música tem apenas o papel de diversão, para outras possibilitam momentos de reflexão, mas o fato é que muitos não conhecem o poder que a música tem sobre uma criança ou até mesmo sobre um adulto, em sua vida pessoal ou na aprendizagem. (SILVA, 2010, p. 18)

Tal qual na produção cinematográfica ou imagética, a música também é produzida com uma intencionalidade, ou seja, ela está carregada pela visão do seu criador, cabe então, ao professor, verificar atentamente a música, o autor, o contexto da criação da mesma para passar essas informações aos alunos possibilitando uma melhor compreensão do conteúdo.
A música também pode ser utilizada para ilustrar situações. Executando a música, é possível perceber reações dos alunos, principalmente evocando memórias de quando obtiveram contato com tal música pela primeira vez. Também será possível notar se essa canção é nova para o aluno. Isso faz com que, o mesmo aluno faça relações ou conexões com o tema abordado pelo professor.
Em minha visão, utilizar essa ferramenta pode potencializar de forma significativa o aprendizado do conteúdo e estabelecer novas relações entre o mesmo com o cotidiano do aluno, da sociedade, do mundo.

Referências:

SILVA, Morgana Tomazi da. A importância da música nas séries iniciais do ensino fundamental no colégio Sagrada Família. Criciúma: UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), 2010, p. 11 – 22.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.