segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Oficina de Mitologia - Encontro 2 (Metodologia)



- Conforme combinado na semana anterior, os alunos deverão expor os materiais que trouxeram para o encontro e explicar como obtiveram contato com os mesmos;
- Apresentação em vídeos de possibilidades mitológicas encontradas na contemporaneidade (Filmes, quadrinhos, jogos de tabuleiro, jogos digitais, livros, etc) com explicações de cada material apresentado (breve explicação);
- Os alunos iniciarão a produção de um jogo referente ao tema mitologia grega (explicando o processo de produção, regras do jogo e execução do mesmo) para apresentar no terceiro encontro;

Exemplos de Referências Sobre o Tema

A pequena Sereia Anos 1980 (Hans Christian Andersen)

Tritão ou Triton – Filho de Poseídon, deus marinho que é representado com a cabeça e o tronco de um ser humano e cauda de peixe. Pode ser considerado também como rei dos mares.
No desenho “A pequena sereia”, Tritão é pai de Ariel, a personagem protagonista da série.

Hércules Anos 1990 (Disney)

Sinopse: Olimpo, Grécia. Na morada dos deuses só existe alegria com o nascimento de Hércules (Tate Donovan), o filho de Zeus (Rip Torn) e Hera (Samantha Eggar). Mas o deus do mundo subterrâneo, Hades (James Woods), não compartilha desta felicidade, pois conspira para tomar o lugar de Zeus, o que só poderá ser feito quando os planetas estiverem alinhados (isto demorará 18 anos) e, como foi predito, se não houver intervenção de Hércules, que na época será um jovem. Assim Hades ordena para duas entidades que dêem para Hércules uma poção que o transformará num mortal. Ela precisava ser toda ingerida e, por Hércules não ter bebido uma gota, ainda fica nele uma centelha divina, que lhe dá uma enorme força. Porém ele não é mais um deus e assim não pode viver no Olimpo. Hércules passa a ter como pais adotivos Alcmena (Barbara Barrie) e Anfitrião (Hal Holbrook). Hércules sente-se diferente dos demais jovens e então fica sabendo através de seus pais adotivos que sua origem é divina. Ele decide então voltar ao Monte Olimpo, mas para isto precisa antes se tornar um verdadeiro herói.

Hércules (Série – 1995 - 1999)

Sinopse: Hércules – A lendária jornada foi uma série de Tv com seis temporadas exibida nos anos 90 na emissora SBT. A série é baseada nas façanhas do semideus da mitologia grega.

Hércules (Filme - 2014)

Sinopse: Hércules é o líder de um grupo de mercenários formado por ele, pelo profeta guerreiro Anfiarau de Argos, o ladrão especialista em facas Autólico de Esparta, o guerreiro selvagem Tideu de Tebas, a arqueira amazona Atlanta de Cítia e o jovem sobrinho contador de histórias Iolaus de Atenas. Hércules é famoso em todo o mundo grego pois é tido como um semideus filho de Zeus, com força descomunal e que completou os lendários Doze Trabalhos mas foi traído pela vingativa deusa Hera, que o enlouquecera e o fizera matar sua família, a esposa Megara e os filhos, durante uma visita do Rei Euristeu. As histórias são verdadeiras mas a influência dos deuses em sua vida não passa de lendas, exploradas por Iolaus para atemorizar os inimigos, mas a morte dos familiares atormenta Hércules, que não se recorda desses eventos e sofre com frequentes pesadelos com a fera Cerbero, os quais são interpretados por Anfiarau como um 12º trabalho que teria ficado incompleto.

Herc’s Adventure (Anos 90)

Estamos na Grécia Antiga, uma Grécia de deuses e heróis. Hades , o deus do Submundo e dos Mortos desperta a ira de seu irmão Zeus, ao colocar um de seus planos maléficos em ação. O deus do mundo inferior começa a ressuscitar criaturas mitológicas e os mortos, e ordena que estes ataquem os humanos. O caos se espalha na terra, e Zeus decide tomar uma providência. Porém, o plano do “deus dos deuses” falha, e Hades ainda por cima sequestra a deusa Perséfone, filha de Zeus. A partir daí, só três heróis podem resolver essa situação: Hércules, Jasão e Atlanta.

O Mito de Hércules

Hércules é filho de Zeus e da mortal Acmena. Acmena traiu seu marido por engano, pois Zeus fez-se passar por Anfitrião (nome do marido de Acmena) enquanto este estava em guerra. Por esse fato, Hércules é um semi-deus e detém traços humanos e divinos.

Xena, a princesa guerreira (1997 – 2001)

Sinopse: A série é uma fantasia histórica que se passa na Grécia antiga, porém com personagens e elementos de várias épocas. A série é protagonizada por uma ex-assassina (Xena), que busca redimir-se do seu passado ajudando pessoas.
Várias mitologias aparecem no enredo da História, mas, principalmente a grega, inclusive, há uma série em que Xena mata a maioria dos deuses do Olimpo. O poeta Homero é um dos personagens históricos que também figura na série. Nos episódios também são discutidos temas atuais como: a amizade, a violência e o preconceito.

Shurato

Shurato é um desenho animado japonês (anime) baseado num mangá (história em quadrinho) criado por Hiroshi Kawamoto, de mesmo nome, publicado no final da década de 80 na Shonen Gaosha. Mais tarde o mangá foi animado por Takao Koyama e Tatsunoko Productions, apresentado originalmente no Japão, pela TV Tokyo, entre 1989 a 1990, num total de 38 episódios. No Brasil esta série foi exibida pela extinta Rede Manchete com muito sucesso.
Shurato descobre que ele é uma reencarnação de um rei, que era um dos oito guardiões lendários de grande energia e que foi levado para o Mundo Celestial para lutar contra as tentativas dos deuses de Asra (anjos caídos), que querem dominar esse Mundo Celestial. Para que isso não aconteça, Shurato tem que resgatar a deusa Vishnu (que na Mitologia Hindu, na verdade, é o deus da manutenção do Universo, o protetor. Vishnu é um dos três deuses que formam a trindade sagrada do hinduísmo – junto com Shiva, o que transforma e Brahma, o criador do Universo) para que a paz reine novamente.

Os Cavaleiros do Zodíaco

Os Cavaleiros do Zodíaco, também conhecido em diversos países como Saint Seiya, era originalmente um desenho em quadrinhos japonês (mangá), escrito e desenhado por Masami Kurumada e foi publicado na revista Shonen Jump, no editorial Sueisha, entre janeiro de 1986 até dezembro de 1990.
Os argumentos destes mangás se centravam na história de um grupo de jovens cinco jovens guerreiros, que tinham de lutar para proteger Saori Kido, que era a reencarnação da deusa da sabedoria grega Atena, das forças do mal. Para lutar os guerreiros, não somente utilizavam a sua energia interior, denominadas de cosmos, assim como seus punhos e armaduras que serviam para sua proteção e que eram inspiradas em constelações e seres da mitologia grega

Dragon Ball

É importante ressaltar que no desenho Dragon Ball é possível fazer uma analogia com o tema apresentado (com alguns animais ou criaturas, nomes de personagens, etc).

No Ocidente - Cuspidores de fogo e maléficos. Na cultura ocidental a representação do dragão é tida como um animal mitológico maléfico. Um exemplo desse imaginário contemporâneo sobre os dragões provem do livro “O Hobbit” de J.R. R Tolkien em que Smaug era um dragão temido e destruidor que possuía grandes tesouros em seu covil na montanha solitária.

No Oriente - Na mitologia chinesa o dragão foi um dos quatro animais sagrados convocados pelo Deus criador para a construção do mundo. Detém a simbologia da transformação, sabedoria e do Império. Na China a forma do dragão é uma soma de vários animais, entre eles estão:
O tigre, a serpente, a águia, entre outros.
Ao invés da fama de mau que este possuí para os lados de cá do globo, no oriente o dragão é sinônimo de poder, felicidade e prosperidade.
São conhecidos também como os senhores do elemento água e segundo a crença, os dragões proporcionam os trovões, os raios e a chuva. Sendo de estrema importância para a agricultura da região.


Por: Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.