O
Renascimento foi um movimento cultural europeu em que houve uma substituição de
valores (morais, sociais, econômicos) dentro do modelo de tradições medievais
para um novo modelo que hoje conhecemos como “moderno”.
Esse
movimento buscou inspiração nos padrões idealizados na Antiguidade Clássica
(Grécia e Roma). Essa ideologia das sociedades antigas acabou por fomentar o
“Renascimento” do homem, estimulando novos questionamentos, redefinindo
conceitos “absolutos”, modificando sua forma de ver o mundo. Toda essa
inspiração veio por meio de análises de textos latinos e gregos que o tempo
ainda não havia deturpado.
O
período Renascentista foi predominante entre os séculos XV e XVI,
principalmente na Itália, centro irradiador desse movimento nas artes, na
literatura, na política e na religião, nos aspectos sócio-culturais. É da
Itália que o Renascimento se propaga para todo o continente europeu.
No
período em questão, a política ganhava contornos de centralização, economia
urbana de natureza mercantil, surgimento de patrocinadores das artes (mecenas
ou mecenato) e dos criadores da mesma.
É na
perspectiva do movimento Renascentista que surge uma ideologia contrária a
ideologia feudal (o teocentrismo): o humanismo ou antropocentrismo. Esta
ideologia prega que o homem seja o centro do universo. Priorizando assim, a
razão em detrimento de explicações divinas ou metafísicas.
Dentro
da perspectiva humanista, seria necessário dinamizar o currículo científico das
universidades medievais, ou seja, incluir outras áreas do conhecimento
(história, filosofia, poesia) com base nos moldes da Antiguidade Clássica.
A
reflexão humanista acerca da sociedade, da cultura, das artes e das ciências
medievais levou a profundas e consideráveis críticas acompanhadas de soluções
de caráter antropocêntrico em oposição ao teocentrismo ortodoxo defendido pelos
teólogos e pela Igreja, que se viam ameaçadas por esta onda de inovações
perturbadoras da ordem social estabelecida.
O
movimento humanista preocupava-se em oferecer novos valores, novas
oportunidades ao homem que lentamente começa a indagar-se a respeito do mundo a
sua volta tornando-se mais atuante, mais participativo desejoso do saber
técnico/teórico fundamental para que a experimentação prática fosse bem
sucedida.
Referências:
ARAÚJO,
Leonel Martins. EUROPA RENOVADA:
RENASCIMENTO E HUMANISMO - DO MANEIRISMO AO BARROCO. Faculdade Católica de
Uberlândia v.3 n.5 - Jan /Jul. 2011.
Disponível
digitalmente em:
http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosn4v2/11-historia.pdf
SANTANA,
Ana Lúcia. RENASCIMENTO.
Disponível
digitalmente em:
http://www.infoescola.com/movimentos-culturais/renascimento/
Por: Lúcio Nunes
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