quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Curiosidades: Por que engordamos no inverno?

O corpo humano é homeotérmico, ou seja, possui uma temperatura interna estável. O nosso organismo pode adaptar-se a mudanças bruscas de temperatura, mas para isso necessita de muita energia. Para ter um controle metabólico, o corpo acaba “pedindo” mais calorias para conseguir manter-se aquecido e como consequência, comemos mais.
Como de costume buscamos essas calorias em alimentos quentes ou gordurosos (Sopas, chocolates, frituras e doces.).
A mudança de peso ocorre mais em pessoas do sul do país, pois, o frio é típico da região.
Já no verão os efeitos são contrários. Com a exposição ao sol, nossos níveis de Vitamina D são elevados, melhorando nosso colesterol e por causa do calor suamos mais (principalmente com a prática de exercícios.) o que nos faz perder calorias.  Com as altas temperaturas costumamos comer alimentos leves e beber bastante liquido isso é o que mais ajuda a manter o peso.

Fontes:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/donna/noticia/2013/05/por-que-sentimos-mais-fome-no-frio-4139821.html

Fonte de imagem: http://www.shoppingaldeota.com.br/arquivos/blog/tumblr_lkc9ybxgll1qzdvb8o1_500_large%20(1).jpg


Por: Fernanda Nunes

domingo, 22 de setembro de 2013

Os Cavaleiros e a Mitologia: Hyoga de Cisne

* Este post contém spoilers.


Apresentaremos hoje o cavaleiro de bronze com uma das histórias mais comoventes: Hyoga de Cisne.

O Cavaleiro de Gelo.

Hyoga, a Infância Difícil na Sibéria

Sem sombra de dúvidas uma das histórias mais comoventes entre os cavaleiros é a do cavaleiro de Cisne, Hyoga. Ao realizar uma viagem com sua mãe pela Sibéria a embarcação sofreu um terrível acidente. Não existindo recursos para que todos os tripulantes se salvassem, sua mãe se sacrificou para que ele pudesse sobreviver. Essa tragédia marcou a vida do pequeno Hyoga até os dias em que se tornou cavaleiro de Cisne.
Hyoga no início do treinamento.
Após o ocorrido, Hyoga decide se tornar cavaleiro e foi mandado pela fundação Graad para conquistar a armadura de Cisne na Sibéria local onde estava o corpo de sua mãe (conservado pelo mar congelado da Sibéria a poucos metros da superfície). Lá ele poderia atingir seus objetivos e conseguindo a armadura poderia tentar recuperar o corpo de sua adorada mãe. 
Conhece Isaac e logo se tornam amigos. Em uma das tentativas de ir visitar sua mãe no mar congelado, Hyoga é surpreendido por uma forte corrente e antes que pudesse ser puxado por esta é salvo pelo seu amigo Isaac, mas, seu amigo não obteve a mesma sorte, desaparecendo para sempre no mar congelado.
Após grandes dificuldades conquista armadura de Cisne e retorna para o oriente para a disputa da Guerra Galáctica.

As Perdas do Cavaleiro da Cruz do Norte

Hyoga recebe a cruz do norte, um presente de sua mãe.


Hyoga e Isacc.
Hyoga sempre foi advertido que para se tornar cavaleiro mais forte deveria esquecer suas emoções e isso na verdade é o seu grande ponto fraco. Além das perdas de sua mãe e do melhor amigo Isaac, Hyoga deteve a ingrata missão de ter que enfrentar seus entes mais queridos: Os seus mestres. Hyoga era treinado pelo poderoso cavaleiro de Cristal, da ordem dos cavaleiros de prata que serviam a deusa Atena. Porém, o cavaleiro de Cristal suspeita que o assassinato do mestre do Santuário tenha motivos obscuros e decide solicitar uma audiência com o novo mestre. Quando é atendido pelo novo mestre o cavaleiro de Cristal confirma suas suspeitas e descobre que o novo mestre está conspirando contra a deusa Atena para tomar seu lugar e sendo assim, recebe um feitiço mortal para erradicar quem quer que se intrometa  em seu caminho.
Os mestres e o discípulo.
Voltando a Sibéria Hyoga percebe que há algo de errado com seu mestre, mas, não consegue evitar a batalha mortal. Hyoga mata o seu mestre e destrói a parede de gelo no qual está a sagrada armadura de Cisne, tornando-se o cavaleiro de Cisne.
Na batalha das doze casas do zodíaco, Hyoga enfrenta o mestre de seu mestre o cavaleiro Camus de Aquário em duas ocasiões. Na casa de Libra Hyoga sucumbe a suas emoções e é derrotado por Camus sendo sepultado na parede de gelo criada pelo seu mestre Camus. Hyoga consegue ser salvo pelos demais cavaleiros de bronze e enfrenta Camus na casa de Aquário onde consegue atingir o sétimo sentido chegando ao zero absoluto. Hyoga vence Camus mas também é ferido mortalmente nessa batalha.      

Particularidades da armadura de Cisne

Primeira versão da armadura de Cisne.

 - A armadura de Cisne evolui no anime (desenho) tendo inúmeras versões, no mangá (gibi japonês) há evoluções, mas, sem uma modificação radical Nota-se uma grande diferença entre a primeira versão (V1 - Guerra Galáctica e Batalha das Doze Casas) e a segunda versão (V2 - Batalha de Asgard) no anime.

Hyoga aplicando uma de suas técnicas, o "Pó de Diamante".

- Por estar protegida na parede de gelo eterna na Sibéria, a armadura de Cisne é conhecida por ser praticamente impenetrável.  Apesar disso, ela danifica-se diversas vezes na série, sendo concertada com o sangue dos Cavaleiros de Ouro ou da própria deusa Atena.

Luta entre os Cisnes: Branco x Negro.

- Há boatos de que as asas da armadura de Cisne surgem quando há necessidade de um salto em espaços dimensionais.

- É uma das cinco armaduras que conseguiu atingir o status de armadura Divina.

- No mangá todos os cavaleiros possuem uma "cópia" que são chamados cavaleiros negros. Na versão do anime, a armadura de Cisne é uma das cinco armaduras que possuem uma "cópia" denominada armadura de Cisne Negro.  


Outras Armaduras 

Após receber o sangue dos cavaleiros de ouro para a restauração das armaduras de bronze, a armadura de Cisne na Batalha contra os Generais Marinas de Poseidon torna-se dourada como a dos cavaleiros de ouro. Seria na verdade um brilho dourado por alguns instantes.

Armadura Dourada de Cisne.

Ao receber o sangue da deusa Atena para sua restauração, na Batalha dos Campos Elísios a armadura de Cisne torna-se divina. Essa evolução da armadura ocorreu na batalha contra Hypnos nos campos elísios, e essa armadura só pode ser utilizada por guerreiros especiais, o nome dessa armadura lendária é Kamui (São denominadas Kamui as armaduras que protegem os deuses do Olimpo, apesar de serem chamadas de Kamui no anime, as armaduras divinas dos cavaleiros são as que mais se aproximam das armaduras dos deuses do Olimpo). É bom lembrar que as armaduras divinas só aparecem na batalha dos Campos Elísios contra o deus Hades.

Armadura Divina de Cisne.

Por ser um guerreiro defensor da deusa Atena, ser do signo de Aquário e ter como o mestre o cavaleiro de Aquário (Camus de Aquário), Hyoga é protegido pela armadura de ouro de Aquário quando se encontra em batalhas de extrema dificuldade.

Hyoga com a armadura de Ouro de Aquário.

  Mitologia e Simbologia do Cisne



Dentre as mais variadas culturas espalhadas pelo globo o Cisne detém duas representações totalmente adversas, mas que ao mesmo tempo se completam: a representação do Cisne branco que representa a pureza, a luz do Sol, a masculinidade e a representação do Cisne negro associado ao ocultismo, ao mistério, a luz da Lua, a feminilidade. Ao mesmo tempo é o animal que representa a fidelidade, a origem da vida que alterna o ser fecundado (feminino) e ser fecundador (masculino).
O Cisne possuiu diversas histórias entre as culturas grega, eslava, escandinava, oriental.
Para citar um exemplo de história dessa ave narro um famoso conto grego em que Zeus se tornou um Cisne. Na mitologia grega, Zeus só se transformou em Cisne para conquistar Leda, depois, para fugir-lhe Leda transformou-se em uma gansa. A gansa seria a acepção lunar e fêmea do Cisne. O amor de Zeus e Leda representa a ideologia do Cisne que representa o ser feminino e o masculino ao mesmo tempo. 

Ficha Técnica do Cavaleiro de Cisne

Nome: Hyoga de Cisne
Classificação: Cavaleiro de bronze
Local de nascimento: Rússia
Idade: 14 anos
Altura: 1,74
Peso: 60Kg
Treinamento: Sibéria, Rússia
Mestre: Cavaleiro de Cristal e Camus de Aquário
Armadura: Cisne (recebe a armadura de Aquário)
Golpes: pó de diamante, trovão aurora ataque, execução aurora, esquife de gelo, círculo de gelo, turbilhão de gelo
Constelação: Cignus ou Cruz do Norte
Signo zodiacal: Aquário
Deus que protege: Atena
 Dublador de Seiya na Série: Francisco Brêtas

Por hoje é isso pessoal! Até a próxima!

Fontes: 






KURUMADA, Masami. Enciclopédia Cavaleiros do Zodíaco. [Tradução e adaptação Adriana Sada]. - São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004.

















Por: Lúcio Nunes e Fernanda Nunes 

domingo, 15 de setembro de 2013

Dicas de Livros: Os Heróis do Olimpo - A Casa de Hades

Hazel está diante de uma encruzilhada. As forças de Gaia estão decididas a impedi-los de avançar e alcançar seu objetivo: chegar à Casa de Hades, nas terras antigas, para resgatar Percy e Annabeth e fechar definitivamente as Portas da Morte, impedindo os monstros de retornarem ao mundo mortal. Ela e o que restou da tripulação do Argo II sabem o que precisa ser feito, mas todos os caminhos parecem levar ao fracasso de sua missão. Entretanto, eles precisam se decidir e agir rápido. O tempo está passando. A sanguinária Mãe Terra escolheu o dia primeiro de agosto para o seu despertar.

No Tártaro, Annabeth e Percy passam por grandes dificuldades. Famintos, com sede e feridos, mal conseguem andar pelo território sombrio e venenoso repleto de inimigos que espreitam na escuridão. Não há como descobrir onde ficam as Portas da Morte. E mesmo que soubessem sua localização, uma legião formada pelos monstros mais poderosos e fiéis a Gaia estará lá para guardá-las. Nesse momento, Annabeth e Percy não estão em condições de enfrentá-los em um combate.
Apesar da enorme desvantagem, Hazel, Annabeth, Percy e os outros semideuses da profecia sabem que sua única opção é tentar o impossível. Quando os riscos são maiores do que nunca, é somente a amizade entre os semideuses gregos e romanos, aprendendo a trabalhar juntos, que poderá salvar não só os acampamentos, mas também o mundo.

Fonte da imagem: 

http://img.submarino.com.br/produtos/01/00/item/115169/1/115169181_1GG.jpg


Dica de: Fernanda Nunes

Dicas de Filmes: Uma mente brilhante


John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.


Fonte da Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAxz714rpUQQY0fQvxxcD4l-fGf1Sn3tBn69Z7Xcy_150CPJlQTzqzEBHK6WzlLJSyFM9pb7cnvGqOTzP-OhG8uJ_xw6tVs5OBAlGyyN6bMLJx4oF6-bCWIoCve6bZdtkl4wkQJXxN2Is/s1600/Uma_Mente_Brilhante.jpg

Dica de: Fernanda Nunes