"Independência ou morte!" |
Tecnicamente
sim, porém, teoricamente não. Em países como os Estados Unidos que detém uma
comunidade brasileira relativamente grande é comum escolas que ensinam a língua
portuguesa analisar a História do Brasil.
Contudo,
ainda somos mais reconhecidos fora do nosso país pelos desenhos (como o do Zé
Carioca da Disney) ou pelas músicas (como “Ai se eu te pego” do Michel
Teló). Não estou criticando o desenho ou
a música, apenas citando como somos mais conhecidos fora daqui. Às vezes nos
preocupamos em entender coisas que aconteceram lá na Inglaterra e não
conhecemos as que aconteceram aqui. Isso também não é uma crítica, mas, uma
constatação. Mas será que fora dos limites do nosso país a História sobre o
Brasil é contada como aqui? Já paramos pra pensar nisso?
Vi
essa matéria no site da Super Interessante e achei legal comentar aqui. Vou
dividir como é estudada a História do Brasil pelos continentes.
Américas
Na
América Latina o assunto mais abordado é o período dos políticos populistas de
todo o continente. No Brasil o destaque é dado a Getúlio Vargas.
Já
nos Estados Unidos os temas mais abordados são referentes ao processo de
colonização e período de escravidão.
Europa
No
velho continente o Brasil não é muito estudado e geralmente aparece em
subdivisões de disciplinas como “História Atlântica ou História da América”. O
Brasil ganha destaque em Portugal apenas no período do império português.
África
Apesar
de esse continente conter países com idioma português a História do Brasil é
focalizada apenas na questão da escravidão.
Ásia
Contato
praticamente nulo. Como já citei lá o contato mais próximo a nossa cultura é
com músicas (sertaneja), desenho (Zé Carioca) e esportes (Fórmula 1 ou
futebol).
Oceania
Consultei
a internet, mas, não consegui fontes sobre o ensino de História nesse
continente.
Se
pararmos para analisar, também não estudamos muito sobre a África e seus
poderosos impérios, tão pouco sobre a Ásia ou a Oceania. Devemos modificar as
nossas disciplinas para a nossa formação? Devemos acrescentar novas matérias em
sala de aula para que os alunos tenham uma visão (mesmo que em linhas gerais)
sobre a história em diversas frentes culturais? Ficam as questões sobre o meu
ponto de vista para serem analisadas por qualquer pessoa que leu até aqui.
Fonte consultada:
Fonte
da Imagem:
Por: Lúcio Nunes
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